1
resposta

[Dúvida] Valor de ser admirado

Observando a Gabriela, descobri que o valor de ser admirado é muito importante para mim. Muitas vezes isso me dã orgulho, mas ás vezes ne traz problema de ser depedente dos outros. Como resolvo esse problema?#

1 resposta

Olá, Rodrigo! Como vai?

É muito legal que você esteja refletindo sobre suas motivações e valores. A Gabriela e a Carolina, mencionadas no curso, mostram como essa necessidade pode ser tanto uma força quanto um desafio.

Para lidar com a dependência da aprovação dos outros, aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

1. Autovalorização: Tente reconhecer e valorizar suas próprias conquistas e qualidades sem depender exclusivamente do feedback externo. Um diário de gratidão ou de realizações pode ser útil. Anote diariamente algo de bom que você fez ou uma qualidade sua que você aprecia.
  2. Metas Pessoais: Estabeleça metas que sejam importantes para você, independentemente do que os outros possam pensar. Isso ajuda a focar no que realmente importa para você.
  3. Feedback Interno: Desenvolva um sistema de feedback interno. Pergunte-se: "Estou satisfeito com o que fiz? Isso está alinhado com meus valores e objetivos?"
  4. Equilíbrio: Busque um equilíbrio entre o desejo de ser admirado e a necessidade de ser autêntico. Lembre-se de que é impossível agradar a todos o tempo todo.
  5. Autocompaixão: Seja gentil consigo mesmo. Todos nós temos momentos de insegurança, e está tudo bem. Praticar a autocompaixão pode reduzir a necessidade de validação externa.

Por exemplo, se você fez uma apresentação no trabalho e não recebeu o reconhecimento que esperava, tente se perguntar: "Eu fiz o meu melhor? Estou satisfeito com o meu desempenho?" Se a resposta for sim, permita-se sentir orgulho disso, independentemente da opinião dos outros.

Espero ter ajudado! Continue firme nos estudos!

Abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!