1
resposta

[Dúvida] Validação do MVP

Tenho algumas dúvidas: Existe alguma forma de medir o grau de aceitação do MVP perante os potenciais clientes? como saber que o meu MVP teve uma boa aceitação? Se eu apresentar o MVP para, por exemplo, 10 potenciais clientes e menos da metade compraram a ideia, devo prosseguir com a ideia ou parar?

1 resposta

Olá, Wesley. Tudo bem com você?

Entendo suas dúvidas sobre como validar o MVP e medir sua aceitação. Vamos tentar esclarecer isso!

  1. Medir o grau de aceitação do MVP: Existem algumas formas de avaliar como os potenciais clientes estão reagindo ao seu MVP. Uma abordagem comum é coletar feedback direto dos usuários após a interação com o produto. Isso pode ser feito por meio de entrevistas, questionários ou até mesmo observando como eles usam o produto. Além disso, métricas quantitativas como a taxa de conversão (quantos dos que experimentaram o MVP decidiram continuar usando ou compraram o produto) também são úteis.

  2. Saber se o MVP teve boa aceitação: Um bom indicador de aceitação é o entusiasmo dos usuários em relação ao produto. Se eles estão dispostos a usá-lo, recomendá-lo ou até mesmo pagar por ele, isso é um sinal positivo. No entanto, é importante lembrar que o feedback negativo também é valioso, pois pode indicar áreas de melhoria.

  3. Apresentação para 10 potenciais clientes: Se menos da metade dos seus potenciais clientes comprou a ideia, isso pode ser um sinal de que o MVP precisa de ajustes. No entanto, não necessariamente significa que você deve abandonar a ideia. Tente entender as razões por trás da falta de interesse. Pode ser que o problema que você está tentando resolver não seja tão crítico quanto pensava, ou talvez o MVP precise de melhorias para atender melhor às necessidades dos usuários.

Lembre-se de que o processo de validação é iterativo. É normal precisar fazer ajustes e tentar novamente. O importante é estar aberto ao feedback e disposto a adaptar seu produto conforme necessário.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição!