1
resposta

[Dúvida] UX vs. Inteligência Competitiva

Olá estou bem no inicio do curso e estou lendo o artigo “ “The 6 Levels of UX” e isso me fez lembrar totalmente os processos da Inteligência Competitiva, então pode-se dizer que o UX é uma das fases que se encaixa dentro da inteligência competitiva que as organizações usam? Qual a diferença entre as duas?

1 resposta

Oii, Estudante! Tudo bem?

Agradeço por interagir por aqui trazendo a sua dúvida, que é bastante interessante e pertinente!

Embora ambas se assemelham em alguns pontos durante o seu desenvolvimento, o objetivo de cada uma é diferente.

O UX é uma área que desenvolve produtos, serviços/produtos que possam atender às necessidades do público usuário. Enquanto a Inteligência de Competitiva é uma estratégia prática de coleta de informações relevantes e análise desses dados, para obter insights e utilizá-los de forma estratégica.

As duas podem ter objetivos diferentes, mas nada impede de utilizar as duas em um projeto. Aplicar a Inteligência Competitiva em um processo de produto/serviço potencializa ainda mais os resultados. E assim vice-versa.

Conte com a Alura para se desenvolver nos estudos!

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software