2
respostas

[Dúvida] UX Sound - Sound Design - Sound Designer

Boa tarde.
Resolvi abrir este contexto na lição de conteúdo , pois acredito que se relacione. Cheguei a ler alguns tópicos de fórum , porém ainda ficaram algumas dúvidas.

1. O UX Sound faz parte do UX. Se eu for comparar seria isso:

O Ux Design > está para Administração (o principal)
O UX Sound > Administração de recursos humanos (divisão)

1. O UX Design é o todo e o UX Sound é uma Subárea.
    No caso da administração de recursos humanos se uma pessoa quiser se especializar de imediato poderia?E no UX Sound? Pergunto isso, porque de formação sou Designer Gráfico. Nos finais de semana, sou estudante de música (Sopro e Corda). Me veio na mente se conseguiria ainda que o UX Sound não fosse a música que estudo final de semana, atrelar ao Design, porém sem estudar o UX Design de forma Geral. O profissional no caso é um Sound Designer.

2. Quais os caminhos ideais para um designer gráfico se tornar um Sound Designer? É preciso fazer a parte de UI Design?

3. Olhando aqui para dentro da plataforma de estudo na Alura, atualmente estou fazendo o modo carreira de UX Design. Para chegar até o Sound Design que passos tenho que trilhar? Não achei cursos direcionados já para parte de UX Sound. Não sei se o modo carreira contempla.

4. Imaginando que eu tenha flyer , um logotipo criado, o ato de trazer uma experiência sonora para divulgar o produto pode-se se dizer que o UX Sound está atuando? Vi em tópicos os assuntos de ux sound nas experiências de som de um clique, um efeito sonoro.

5. Como está o mercado de Sound Designer? Tenho buscado ler nas redes, mas não encontro muitos assuntos sobre o tema.

6. No currículo como me posicionaria? Formação em Design Gráfico, especializada em Sound Design? Ou Design Gráfico, especializada em UX Sound?

Desde já obrigada.

2 respostas

Oi, Paula. Tudo certo?

Suas perguntas mostram que você já está pensando de forma bem estratégica sobre a carreira, conectando sua formação com os estudos de música e o interesse em UX Sound. Vou responder cada ponto da forma mais direta possível.

1. A analogia que você fez faz sentido. O UX Design é o campo maior, e o UX Sound é uma especialização dentro dele, focada em como o som contribui para a experiência do usuário em produtos digitais.

2. Não é obrigatório dominar todo o UX Design antes de se especializar em Sound Design, mas entender os fundamentos de UX ajuda muito, porque o som precisa estar alinhado à jornada do usuário. Sua base em Design Gráfico já é um diferencial, e os estudos de música são um ativo real nessa área.

3. Para um designer gráfico que quer migrar para Sound Design, o caminho mais comum passa por: aprofundar os fundamentos de UX (pesquisa, jornada do usuário, usabilidade), aprender sobre design de áudio para interfaces (sound branding, motion e som), e praticar com ferramentas como Adobe Audition ou Ableton. UI Design ajuda, mas não é pré-requisito obrigatório.

4. Na Alura, o programa de UX Design cobre os fundamentos que servem de base. Ainda não temos cursos específicos de UX Sound, mas o conhecimento de UX Writing, Motion Design e Acessibilidade complementam bem esse caminho. Se quiser, você pode fazer a sugestão desse curso por esse formulário.

5. Sim, criar uma identidade sonora para um produto, como o som de um clique, uma notificação ou uma trilha de onboarding, é exatamente o que o UX Sound faz. Trazer isso para um flyer ou logotipo em movimento com som já entra nesse território.

6. O mercado de Sound Design para produtos digitais ainda é emergente no Brasil, mas cresce junto com o mercado de produtos digitais.

7. No currículo, a forma mais clara seria: "Designer Gráfico com especialização em Sound Design para produtos digitais". Se você ainda estiver em transição, pode usar "em formação em UX Sound" para ser transparente com o mercado.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá professor. Muito obrigada por esclarecer as dúvidas. Estava muito confusa.
Tenho gostado muito do modo carreira de UX Design. A música sempre esteve no meu coração. Sei que o estudo de música em UX não será a mesma linha do final de semana. Mas uma música adaptada , vamos dizer assim. Enfim, encontrei um caminho no UX que já estava gostando, e unir a música para dentro dele será mais satisfatório ainda. Farei a solicitação do curso.

Tendo a Alura a possibilidade de implementar o conhecimento, será ótimo, pois os futuros estudantes que tiverem interesse na área poderão dar prioridade nela direto. Não que aprender os assuntos citados acima não sejam válidos, porém podem ficar em segundo plano.

Abraços.