Não tenho interesse genuíno em seguir carreira em UX, mas acredito que seja importante eu saber sobre UX design dentro da área que atuo. Devo deixar no Linkedin?
Não tenho interesse genuíno em seguir carreira em UX, mas acredito que seja importante eu saber sobre UX design dentro da área que atuo. Devo deixar no Linkedin?
Oi, Flavia.
Manter o conhecimento de UX Design no seu LinkedIn é uma decisão estratégica positiva. Mesmo sem o desejo de atuar como designer, essa competência demonstra que você compreende as necessidades do público final, o que é um diferencial em qualquer profissão atual.
Você deve incluir essa informação de forma que ela complemente sua carreira principal. Em vez de colocar UX Design no seu título profissional, o que poderia atrair recrutadores para vagas que não te interessam, adicione o curso na seção de Licenças e Certificados. Isso valida seu esforço de aprendizado sem mudar o foco da sua busca por trabalho.
Na descrição das suas funções atuais, descreva como o pensamento voltado ao usuário auxilia na entrega de resultados melhores. Você pode mencionar que utiliza fundamentos de pesquisa para entender problemas e propor soluções mais precisas. Isso mostra que você é uma profissional que colabora bem com times de tecnologia e design, facilitando a comunicação interna.
Caso você perceba que o algoritmo do LinkedIn está sugerindo muitas vagas específicas de UX, basta remover as palavras-chave do resumo e das competências principais, mantendo o registro apenas no histórico educacional. Assim, o conhecimento fica registrado como uma camada extra de qualificação, mas não como seu objetivo de carreira.