1
resposta

[Dúvida] Utilização do Ranksums

Boa tarde pessoal ! Alguém poderia me explicar como esse comando funciona ? E como eu posso usar ele para comparação de dados para estatísticas ?

Durante a aula o professor usou para provar qual hipótese era verdadeira e qual era falsa, mas eu não entendi muito bem como o resultado do "pvalue" influencia na alálise.

1 resposta

Oi, Lincon! Tudo bom?

Desde já, peço desculpas pela demora em te responder.

A função ranksums, do Scipy, é usada para realizar o teste de "Wilcoxon-Mann-Whitney". Nele, buscamos analisar se duas amostras independentes provêm de populações com a mesma distribuição (hipótese nula) ou se uma das amostras tende a ter valores maiores que a outra (hipótese alternativa).

O p-valor (pvalue) é o que você usará para determinar se deve ou não rejeitar a hipótese nula. Esta informação representa a probabilidade de que a estatística do teste tenha um valor extremo em relação ao valor observado quando a hipótese nula é verdadeira.

Atrelado ao p-valor, geralmente temos o nível de significância, um número que nos ajudará a entender se devemos ou não rejeitar a hipótese nula. No contexto da aula, nosso nível de significância era 0.05 (um número comumente utilizado neste contexto). Caso o p-valor seja inferior ao nível de significância, rejeitamos a hipótese nula — caso contrário, a aceitamos.

Dados como o p-valor são bastante relevantes em uma análise estatística, identificando, por exemplo, se a diferença observada em nossos dados é devido ao acaso (variação aleatória) ou se é estatisticamente significativa. O resultado obtido pode nos auxiliar em tomadas de decisão!

Caso queira se aprofundar no conceito de p-valor e em outros elementos estatísticos que fazem parte da análise de dados, recomendo a formação abaixo:

Espero ter ajudado, Lincon! Qualquer dúvida, estarei por aqui.

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software