Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Utilização do Padrão BEM

Oi pessoal,

Nas aulas fiquei confuso com a adoção das nomenclaturas para algumas classes em relação ao padrão BEM, pois em alguns momentos foram utilizadas classes como "container__titulo--negrito" (linha 42), quanto em alguns momentos o segundo ifem do modificador é suprimido, dando ideia de um nome composto, como em "cabecalho__imagem-transparente" (linha 50).

A que se deve essa alternância? no caso do cabecalho__imagem-transparente, é realmente um nome composto? Se sim, por qual motivo não foi atribuído como um modificador, já que a transparência é uma modificação em seu estado?

Grato desde já pelos esclarecimentos!

Abraços

2 respostas
solução!

Boa noite Rafael. nesse caso usar um ifem e dois ifens seguidos significam coisas diferentes. Usar um ifem como no caso cabeçalho__imagem-transparente, o "imagem-transparente" seria o nome do elemento.

No caso de usar dois ifens seria um modificador, como o nome diz, serve para modificação, no caso como uma variante usada para alterar sua aparência, variar uma propriedade ou atribuir um estado. Usando o que você colocou como um exemplo, o --negrito seria um modificador para deixar o título em negrito.

Espero ter ajudado, vou deixar o link de um artigo que me ajudou a aprender a usar o BEM: https://desenvolvimentoparaweb.com/css/bem/. Não sei se tem algum artigo sobre isso na Alura, rsrs.

Abraço.

Obrigado, Francileudo. Foi a impressão que tive. Pensei que talvez pudesse ter algum motivo que eu não estava prevendo, mas vou supor, então, que o critério tenha sido arbitrário.

Abraços.