1
resposta

[Dúvida] Utilização do Javascript

Estou começando a me aprofundar no JavaScript, através do Node.JS, e com o decorrer das aulas, das realizações de exercícios, aparece um questionamento. Acontece que sempre que vou procurar por projetos nesta linguagem, o que mais encontro são aplicações que rodam em navegadores. Havia aprendido um pouco da linguagem C através da faculdade, e gostava do fato de fazer aplicativos, poder criar interfaces, etc. Porém até agora com o meu aprendizado em JS só encontrei códigos que rodam no navegador, ou então com o Node.JS, através de um terminal. Duas pergunta:

*Existe uma forma de eu criar softwares a partir do JS que contenham uma interface (não só um terminal como o Node), que funcione como um aplicativo para funcionar em desktops ou mobile ? Se sim, qual caminho devo seguir para aprimorar essas skills?

*JavaScript é a melhor linguagem para se desenvolver nesse ramo?

1 resposta

Oii, Felipe! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em te responder.

É muito legal saber que você está se dedicando aos estudos do JavaScript, parabéns!

Respondendo a sua primeira pergunta, sim, é possível criar softwares com interface utilizando JavaScript. Existem várias opções disponíveis, como React Native e NativeScript.

Inclusive, temos uma formação na Alura de desenvolvimento de aplicativos Web e Mobile com React Native e NativeScript. Vou deixar o link da formação aqui para você conhecer mais sobre:

O React Native e o NativeScript são frameworks para desenvolver aplicativos Web e Mobile (Android e IOS), com interfaces que se integram perfeitamente aos sistemas operacionais.

A segunda pergunta sobre o JS ser a melhor linguagem para se usar nessa área, vai depender do contexto do projeto no qual estará trabalhando. JavaScript é uma linguagem versátil, muito popular no meio do desenvolvimento, flexível e tudo mais. Mas, existem outras no mercado que é válido explorá-las também.

Você também pode utilizar o Tech Guide para planejar seus próximos passos e se aventurar em diferentes áreas, linguagens e nível de conhecimento. Deixo o link abaixo

Espero ter ajudado.

Bons estudos, Felipe!