1
resposta

[Dúvida] Utilização do ID

Bom dia,

Estou utilizando o banco de dados em um Dashboard. Dentro dos meus dados possuo um ID próprio que gostaria de usar, é possível personalizar o ID que o Mongo cria e colocar um que eu queira? Caso não seja possível, consigo acessar a partir do meu ID?

1 resposta

Olá Leonardo, tudo bem com você?

Sim, você pode personalizar o ID que o MongoDB cria. Quando inserimos um documento sem especificar um _id, o MongoDB fornece um na forma de um ObjectId.

Exemplo:

db.collection.insertOne({_id: "seuID", campo1: "valor1", campo2: "valor2"})

Neste exemplo, seuID é o ID personalizado que você está fornecendo.

Além disso, você pode acessar seus dados a partir do seu ID personalizado da mesma maneira que faria com um ObjectId. Exemplo:

db.collection.findOne({_id: "seuID"})

Este comando retornará o documento que tem seuID como seu _id.

É importante lembrar que o _id de um documento deve ser único dentro de uma coleção. O MongoDB usa o _id para identificar de forma eficiente e rápida os documentos, então, se você fornecer seu próprio _id, certifique-se de que ele é único.

Deixo como referência para sua leitura a Documentação do Mongo que trata sobre esse assunto. Por fim, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes podem ser necessários a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Espero ter ajudado. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software