Quando estou utilizando o RabbitMQ eu devo continuar utilizando o Eureka na minha aplicação? Por que se eu remover o Eureka o meu Gateway não reconhecerá mais as URIs: /pagamento-ms
e pedido-ms
. O que devo fazer nesse caso?
Quando estou utilizando o RabbitMQ eu devo continuar utilizando o Eureka na minha aplicação? Por que se eu remover o Eureka o meu Gateway não reconhecerá mais as URIs: /pagamento-ms
e pedido-ms
. O que devo fazer nesse caso?
Olá, Lucas. Tudo bem?
Sobre o Eureka, ele é um servidor de registro de serviços, que ajuda no gerenciamento de serviços em uma arquitetura de microsserviços, especialmente quando se utiliza um API Gateway. Ele é responsável por registrar os serviços e permitir que o gateway descubra e roteie as requisições para os serviços corretos, como /pagamento-ms
e /pedido-ms
.
Quando você utiliza o RabbitMQ, ele atua como um sistema de mensageria, facilitando a comunicação assíncrona entre os serviços. O RabbitMQ não substitui o Eureka, pois eles têm propósitos diferentes. O Eureka continua sendo necessário para a descoberta de serviços e roteamento de requisições HTTP através do API Gateway.
Se você remover o Eureka, o seu Gateway não conseguirá mais resolver as URIs dos serviços, como você mencionou, porque ele não terá um mecanismo para descobrir onde esses serviços estão rodando. Portanto, é importante manter o Eureka para que o Gateway possa continuar a funcionar corretamente.
Espero ter ajudado.
Compreendi, faz total sentido. Obrigado!