1
resposta

[Dúvida] Utilização de Var, Concatenação e Arraylist

Que legal! Estou acostumada a usar Array com um valor já definido de quantos ''espaços'' serão disponiveis, e com o laço For. Descobrir que com o Arraylist você pode ir definindo o espaço conforme vai codando me abriu os olhos.

Sobre a concatenação, existe um limite de atributos/métodos que posso chamar numa única linha?
No trecho:

listaDeFilmes.get(0).getNome());

Poderia também adicionar, por exemplo:

listaDeFilmes.get(0).getNome().getAno().getProdutora();

E quanto mais chamadas forem necessárias???

Sobre o VAR, codando tanto no netbeans quanto pelo vscode, o código da erro e só é possível criar o objeto da seguinte forma:

Filme filmeDoPaulo = new Filme();

Porque no vídeo rodou certinho?

1 resposta

Oi Danielle! Tudo bem?

Que bom que você está explorando o uso de ArrayList e outras funcionalidades do Java. Vamos às suas dúvidas:

1. Concatenação de Métodos:
    No Java, você pode encadear métodos em uma única linha, como no exemplo que você deu: listaDeFilmes.get(0).getNome().getAno().getProdutora();. No entanto, isso só funcionará se cada método retornar um objeto que possui o próximo método chamado. Por exemplo, getNome() deve retornar um objeto que tenha o método getAno(), e assim por diante.

Não há um limite estrito para quantos métodos você pode encadear, mas é importante garantir que a lógica do seu código faça sentido e que cada método realmente exista e retorne o tipo esperado. Além disso, encadear muitos métodos pode tornar o código difícil de ler e depurar, então use essa prática com moderação.

2. Uso do var:
    Sobre o uso do var, ele é uma funcionalidade do Java introduzida na versão 10, que permite inferência de tipo. Isso significa que o compilador deduz o tipo da variável com base no valor que você está atribuindo a ela.

Se você está recebendo um erro ao usar var, pode ser que a versão do Java que você está utilizando não suporte var, ou pode haver algum problema na configuração do seu ambiente de desenvolvimento. Certifique-se de que está usando uma versão do Java que suporta var (Java 10 ou superior) e que seu projeto está configurado para usar essa versão.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.