Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] usuário x cliente em jogos de micro transação

Em uma das atividades, havia uma pergunta onde perguntava se alguém que utiliza um jogo gratuito seria cliente, usuário ou os dois. No caso a resposta era usuário pois o jogo era gratuito, porém com isso me veio uma dúvida.

No caso de jogos gratuitos mas que tem micro transação, continuaria do mesmo jeito? Ou teria uma análise diferente? Por exemplo existem jogos que são de graça mas tem uso de opções pagas dentro dele (como League of Legends ou Valorant, que fazem uso de cosméticos no jogo). Nesse caso a pessoa poderia ser cliente e usuária do jogo ou seria uma relação diferente?

1 resposta
solução!

Olá Victor, tudo bem com você?

Quando se trata de jogos gratuitos com micro transações, a relação entre o jogador e o jogo pode ser um pouco mais complexa. Nesses casos, podemos considerar que o jogador é tanto um cliente quanto um usuário.

Por exemplo, vamos pensar no jogo League of Legends. Os jogadores podem baixar e jogar o jogo gratuitamente, mas também têm a opção de comprar skin e outros itens dentro do jogo. Nesse caso, os jogadores que realizam essas compras estão agindo como clientes, pois estão fazendo transações financeiras com a empresa desenvolvedora do jogo.

No entanto, mesmo os jogadores que não realizam compras ainda são considerados usuários do jogo. Eles estão utilizando o jogo, interagindo com ele e se beneficiando da experiência oferecida. Portanto, podemos dizer que eles são tanto clientes quanto usuários, mas em diferentes níveis de envolvimento.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!