Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Uso do email como pasta principal do cmd

Oi pessoal, boa tarde.

De uns tempos para cá eu tenho tido alguns problemas ao navegar entre as pastas pelo cmd. Quando tento ir para a pasta de "Documents", por exemplo, é me mostrado diretório diferentes de como se quando eu acesso o mesmo diretório pela interface gráfica.

Por algum motivo, acho que o cmd, ou power shell vem utilizando algum diretório diverso como o meu principal. Suponho que seja relacionado com o e-mail, até.

Como posso resolver esse problema? Tem alguma forma de mudar esse diretório quando acesso o cmd?

3 respostas
solução!

Olá Hugo, tudo bem?

Por padrão, o diretório principal do terminal é definido como o diretório do usuário. No entanto, você pode alterar o diretório padrão do terminal para o diretório que preferir:

1. Abra o Prompt de Comando clicando em "Iniciar" e digitando "cmd".
  2. Digite "cd" seguido do caminho para a pasta que você deseja definir como diretório inicial (por exemplo, "cd C:\Users\Hugo\Documents").
  3. Digite "echo %cd%" para verificar se o caminho foi definido corretamente.
  4. Digite "setx /M PROMPT $P$G" para salvar a alteração permanentemente.

A partir deste ponto, sempre que você abrir o Prompt de Comandos, o diretório inicial será aquele que você definiu. O comando "setx" altera uma variável de ambiente do sistema, portanto, é necessário ter privilégios de administrador para executá-lo.

Oi Otávio, boa noite.

Consegui modficar o diretório inicial graças a teu help. Por algum motivo, na interface o windows tá colocando o diretório do onedrive como o padrão, o que acabou gerando essa confusão.

Muito obrigado pela orientação.

Por nada Hugo, precisando estamos por aqui ;)