1
resposta

[Dúvida] Uso de parênteses

Oi, pessoal! Boa noite. Tenho bastante dificuldade com o uso de parentêses no SQL quando temos operadores booleanos, eu não sei exatamente como utiliza-los e quando se trata de parênteses duplos a coisa fica pior ainda. Vocês conseguem me ajudar fornecendo algum tipo de material sobre, ou conseguem me explicar melhor?

Obrigada,

1 resposta

Olá, Júlia! Tudo bem?

Desculpe a demora em obter retorno.

Para simplificar, podemos pensar nos parênteses como uma forma de agrupar expressões que devem ser avaliadas juntas. Por exemplo, se quisermos que uma expressão dentro de parênteses seja avaliada antes de outra, basta colocá-la entre parênteses.

Quando falamos em parênteses duplos, estamos nos referindo a uma situação em que temos um conjunto de parênteses dentro de outro conjunto de parênteses. Isso pode acontecer quando temos várias expressões booleanas em uma consulta e precisamos definir a ordem de execução de cada uma delas.

SELECT *
FROM tabela
WHERE (coluna1 = 'valor1' OR coluna1 = 'valor2') 
AND (coluna2 = 'valor3' OR (coluna2 = 'valor4' AND coluna3 = 'valor5'));

Nesse exemplo, há dois conjuntos de parênteses: o primeiro conjunto é composto por duas condições ligadas pelo operador OR, enquanto o segundo conjunto tem três condições, com a última delas sendo outra combinação de duas condições ligadas pelo operador AND.

Esses conjuntos de parênteses são importantes para definir a ordem em que as condições serão avaliadas. No exemplo acima, a condição mais interna (coluna2 = 'valor4' AND coluna3 = 'valor5') é avaliada primeiro, depois a condição mais externa(coluna2 = 'valor3' OR (coluna2 = 'valor4' AND coluna3 = 'valor5')).

Para entender melhor as precendências dos operadores que determinará a sequência de operações , sugiro que você dê uma olhada neste material da Microsoft

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!