Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Uso de IA na programação

Como está o uso de IA na programação, eu estou começando agora e não sei se usar a IA pra corrigir ou criar uma base é uma boa pratica ou não, qual seria o jeito certo de usar essa ferramenta ?

2 respostas
solução!

Oii, Lucas.

É normal sentir um pouco de receio sobre até onde a tecnologia deve nos ajudar sem atrapalhar o nosso aprendizado.

O uso de inteligência artificial na programação hoje é uma realidade consolidada, mas a linha entre ser um facilitador e se tornar uma "muleta" é tênue. Para quem tá começando, o segredo não tá em evitar a ferramenta, mas em mudar a forma como você interage com ela.

O jeito certo de usar a IA no início:

A dica de ouro pra um estudante é: nunca copie e cole um código que você não seria capaz de explicar linha por linha.

• IA como tutor, não como autor: Em vez de pedir "faça um código que some dois números", tente pedir "explique o conceito de funções em JavaScript e me dê um exemplo simples". O foco deve ser o entendimento da lógica, não a entrega do arquivo pronto.
  • Depuração educativa: Se o seu código apresenta um erro, tente resolver sozinho por alguns minutos. Se não conseguir, peça para a IA explicar o motivo do erro em vez de apenas fornecer a correção. Entender o porquê de um "NullPointerException" ocorrer é o que vai te transformar em um programador experiente.
  • Criação de base: Usar a IA para estruturar um "boilerplate" (uma estrutura inicial padrão) é aceitável, desde que você conheça os componentes que estão sendo inseridos ali. Para um iniciante, o ideal é escrever o código do zero várias vezes para criar memória muscular e fixar a sintaxe.

Os riscos do uso excessivo:

Se você delegar toda a resolução de problemas para a máquina, poderá enfrentar duas barreiras invisíveis:

1. Atrofia do raciocínio lógico: A programação é, essencialmente, a arte de resolver problemas. Se a IA resolve o problema por você, você pula a parte mais importante do treino do seu cérebro.
  2. Falsa sensação de competência: É fácil sentir que está evoluindo rápido quando o projeto fica pronto em minutos, mas a prova real acontece quando você precisa enfrentar um desafio sem acesso à ferramenta ou em uma entrevista técnica.

Boas práticas para o seu dia a dia:

Para que a tecnologia trabalhe a seu favor, considere este fluxo de trabalho:

PassoAção recomendada
1. EntendimentoTente desenhar a solução no papel ou em comentários de texto antes de codar.
2. TentativaEscreva o código por conta própria, consultando a documentação oficial da linguagem.
3. Consulta à IASe travar, use a IA para explicar um conceito específico ou sugerir uma abordagem diferente.
4. ValidaçãoApós receber uma sugestão, reescreva-a com suas próprias mãos e teste cada parte.

A IA é como um GPS: ela ajuda muito a chegar ao destino, mas se você não prestar atenção no caminho, nunca aprenderá a dirigir sem ela.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado por esclarecer minha duvida