Como está o uso de IA na programação, eu estou começando agora e não sei se usar a IA pra corrigir ou criar uma base é uma boa pratica ou não, qual seria o jeito certo de usar essa ferramenta ?
Como está o uso de IA na programação, eu estou começando agora e não sei se usar a IA pra corrigir ou criar uma base é uma boa pratica ou não, qual seria o jeito certo de usar essa ferramenta ?
Oii, Lucas.
É normal sentir um pouco de receio sobre até onde a tecnologia deve nos ajudar sem atrapalhar o nosso aprendizado.
O uso de inteligência artificial na programação hoje é uma realidade consolidada, mas a linha entre ser um facilitador e se tornar uma "muleta" é tênue. Para quem tá começando, o segredo não tá em evitar a ferramenta, mas em mudar a forma como você interage com ela.
O jeito certo de usar a IA no início:
A dica de ouro pra um estudante é: nunca copie e cole um código que você não seria capaz de explicar linha por linha.
Os riscos do uso excessivo:
Se você delegar toda a resolução de problemas para a máquina, poderá enfrentar duas barreiras invisíveis:
Boas práticas para o seu dia a dia:
Para que a tecnologia trabalhe a seu favor, considere este fluxo de trabalho:
| Passo | Ação recomendada |
|---|---|
| 1. Entendimento | Tente desenhar a solução no papel ou em comentários de texto antes de codar. |
| 2. Tentativa | Escreva o código por conta própria, consultando a documentação oficial da linguagem. |
| 3. Consulta à IA | Se travar, use a IA para explicar um conceito específico ou sugerir uma abordagem diferente. |
| 4. Validação | Após receber uma sugestão, reescreva-a com suas próprias mãos e teste cada parte. |
A IA é como um GPS: ela ajuda muito a chegar ao destino, mas se você não prestar atenção no caminho, nunca aprenderá a dirigir sem ela.
Obrigado por esclarecer minha duvida