1
resposta

[Dúvida] usar a função escreverTexto para escrever o texto em vez de criar uma variável e viável? ou eu posso ter problemas com meu código?

if (chute == numerosecreto) {
            escreverTexto ('h1','UAU, você acertou!')
            escreverTexto ('p',`o numero secreto ${numerosecreto} foi descoberto com ${tentativas} ${palavraTentativa}`)

}else{
            if (numerosecreto < chute){
                escreverTexto ('h1','errou!')
                escreverTexto ('p', 'o numero secreto e menor')

}else{
                escreverTexto ('h1','errou!')
                escreverTexto ('p','o numero secreto e maior')

} 
        }
        tentativas ++
    }
1 resposta

Oi, Marcos! Tudo bem?

Usar a função escreverTexto diretamente para exibir mensagens no seu código é uma prática comum e, na maioria dos casos, não deve causar problemas.

Ao usar a função diretamente, você está tornando o código mais direto e, em muitos casos, mais legível, já que não precisa criar variáveis intermediárias para armazenar as mensagens, o que pode ser vantajoso em situações onde a mensagem é simples e não será reutilizada em outros lugares do código.

Por outro lado, se a mensagem que você está exibindo for complexa ou se você precisar reutilizá-la em diferentes partes do seu código, pode ser mais eficiente e organizado armazená-la em uma variável. Isso facilita a manutenção e possíveis alterações futuras, já que você só precisaria alterar a mensagem em um único lugar.

Por exemplo, se você tivesse uma mensagem que fosse usada em vários lugares, como:

let mensagemAcerto = `Você descobriu o número secreto com ${tentativas} ${palavraTentativa}!`;
escreverTexto('p', mensagemAcerto);

Aqui só precisaria mudar o texto, você só altera a variável mensagemAcerto.

No caso específico, se as mensagens são simples e específicas para cada condição, usar escreverTexto diretamente é uma escolha viável. Apenas lembre-se de que, se o código começar a crescer ou se as mensagens se tornarem mais complexas, pode ser interessante reconsiderar o uso de variáveis para melhorar a organização.

Espero ter ajudado!

Um forte abraço e bons estudos!