Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Usando um processo listado em Definir no processo de Descoberta

Estou confuso, no curso anterior vimos alguns métodos de pesquisas aplicadas ao duplo diamante, fizemos a desknresearch na Imersão, a etapa seguinte é a de Descoberta, nela estão listadas: Entrevistas com Stakeholders; Estudo de Campo e Observação, e; Grupo Focal. Porém, nesse curso estamos usando um processo que está listado em Definição, que é a entrevista de profundidade, por quê isso acontece?

Outra dúvida, na etapa de Definição do Duplo Diamante, poderia lista a matriz de impacto e esforço?

1 resposta
solução!

Olá, Walace! Como está?

Bem, as fases do duplo diamante não são rígidas e as técnicas podem ser usadas em diferentes fases, dependendo do contexto e do objetivo da pesquisa. A entrevista de profundidade é uma técnica muito versátil e pode ser usada tanto na fase de Descoberta quanto na fase de Definição, por exemplo.

Na fase de Descoberta, a entrevista de profundidade pode ser usada para entender melhor as pessoas usuárias, suas necessidades, desafios e contextos. Já na fase de Definição, a entrevista de profundidade pode ser usada para aprofundar o entendimento sobre um problema específico identificado na fase de Descoberta e ajudar a definir o problema que será resolvido, ok?

Sobre sua segunda pergunta, a matriz de impacto e esforço é uma ferramenta muito útil para priorizar ideias ou soluções. Ela pode ser usada na fase de Definição para ajudar a verificar quanto a diferentes problemas identificados para resolver, ou na fase de Desenvolvimento para ajudar a escolher entre diferentes soluções propostas.

Por exemplo, se durante a fase de Descoberta você identificou vários problemas que as pessoas usuárias estão enfrentando, você pode usar a matriz de impacto e esforço durante a fase de Definição para ajudar a decidir qual problema resolver primeiro. Você listaria os problemas na matriz e avaliaria cada um em termos do impacto que resolver o problema teria para usuários e usuárias e o esforço que seria necessário para resolver o problema.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software