Olá, Walace! Como está?
Bem, as fases do duplo diamante não são rígidas e as técnicas podem ser usadas em diferentes fases, dependendo do contexto e do objetivo da pesquisa. A entrevista de profundidade é uma técnica muito versátil e pode ser usada tanto na fase de Descoberta quanto na fase de Definição, por exemplo.
Na fase de Descoberta, a entrevista de profundidade pode ser usada para entender melhor as pessoas usuárias, suas necessidades, desafios e contextos. Já na fase de Definição, a entrevista de profundidade pode ser usada para aprofundar o entendimento sobre um problema específico identificado na fase de Descoberta e ajudar a definir o problema que será resolvido, ok?
Sobre sua segunda pergunta, a matriz de impacto e esforço é uma ferramenta muito útil para priorizar ideias ou soluções. Ela pode ser usada na fase de Definição para ajudar a verificar quanto a diferentes problemas identificados para resolver, ou na fase de Desenvolvimento para ajudar a escolher entre diferentes soluções propostas.
Por exemplo, se durante a fase de Descoberta você identificou vários problemas que as pessoas usuárias estão enfrentando, você pode usar a matriz de impacto e esforço durante a fase de Definição para ajudar a decidir qual problema resolver primeiro. Você listaria os problemas na matriz e avaliaria cada um em termos do impacto que resolver o problema teria para usuários e usuárias e o esforço que seria necessário para resolver o problema.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!
Abraços e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!