1
resposta

[Dúvida] Usando placeholder do método format

Pessoal uma dúvida que me surgiu aqui no decorrer das aulas do curso, estou na parte que fala sobre a conversão de valores double para int nos exemplos da aula que comenta sobre Formatação de textos usamos o comando System.out.println eu vi que da um erro que não permite executar o código.

Pelo o que vi na internet isso ocorre porque o println espera apenas um parâmetro e no caso eu estou passando dois queria entender melhor sobre isso se foi foi por conta de alguma atualização do Java (uso a 22). Quando uso o comando printf funciona certinho.

Os dois parâmetros seriam o texto entre as " " e a variável.

Imagem que contem trecho do código da aula Conversão Valores, estou tirando uma dúvida sobre o comando System.out.println

1 resposta

Oi Matheus, tudo bem? 😊

Entendi sua dúvida sobre o uso do System.out.println com formatadores.

Realmente, o println não funciona da mesma forma que o printf para formatação. 🤔

O println aceita apenas um argumento, que pode ser uma String ou qualquer outro tipo de dado que será convertido para String.

Para usar formatadores, o correto é usar o printf ou o String.format.

No seu caso, o printf é a melhor opção para manter o código similar ao do curso.

int classEstrelas = (int) (media / 2);
System.out.printf("Aqui a classificação do filme é: %d", classEstrelas);

Outra alternativa seria usar o String.format para criar a String formatada e, em seguida, imprimir com println:

int classEstrelas = (int) (media / 2);
String textoFormatado = String.format("Aqui a classificação do filme é: %d", classEstrelas);
System.out.println(textoFormatado);

Ambas as soluções devem resolver o problema! 👍

🎓 Para saber mais: