Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[dúvida] usando parâmetros da "forma errada"

GET /vendas/remove?id=53 HTTP/1.1

Curioso... como que pode funcionar essa remoção com isso?

Se alguem me falasse que é possível inserir uma remoção na url usando o GET, buscando aqui na cabeça uma lógica, eu tentaria algo como

GET /vendas/delete?id=53 HTTP/1.1

Pergunta 1, porque remove e não delete? como que entende o remove se ele não é parâmetro? Pergunta2, essa burlada é possível com outros métodos também? Daria pra fazer um post utilizando um GET? Outra dúvida, esse HTTP/1.1 deferia estar aí mesmo na linha da url?

2 respostas
solução!

Olá, estudante!

Entendo sua curiosidade sobre o uso dos parâmetros na URL de forma "errada". Vamos às respostas para suas perguntas:

  1. Por que usamos "remove" em vez de "delete" na URL? Embora o protocolo HTTP defina que o método DELETE seja utilizado para apagar recursos, o nome do recurso na URL pode ser interpretado de forma diferente pelo servidor. No exemplo que você deu, o servidor pode entender que o recurso "/vendas/remove" se refere a uma ação de remoção, mesmo utilizando o método GET. O nome do recurso é apenas uma convenção e pode variar de acordo com a implementação do servidor.

  2. É possível "burlar" o uso correto dos métodos HTTP com outros métodos? Sim, é possível. O protocolo HTTP não impede que a pessoa desenvolvedora utilize métodos de forma "errada". No exemplo que você deu, foi utilizado o método GET para realizar uma ação de remoção. No entanto, é importante ressaltar que essa prática não é recomendada, pois vai contra as convenções e boas práticas do protocolo HTTP. É sempre importante utilizar os métodos corretos para cada ação.

  3. O HTTP/1.1 deve estar presente na linha da URL? Não, o HTTP/1.1 é uma informação que deve ser incluída no cabeçalho da requisição, não na linha da URL. Na linha da URL, devemos apenas informar o método HTTP utilizado, o caminho do recurso e a versão do protocolo HTTP. O HTTP/1.1 é uma versão específica do protocolo e deve ser incluída no cabeçalho da requisição.

Espero ter esclarecido suas dúvidas! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Massa, Renan. Obrigado pelos esclarecimentos :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software