1
resposta

[Dúvida] Único product owner

Faço parte de uma coordenação de projetos de uma companhia. Nossos projetos atendem internamente a diretoria a qual pertencemos. A execução dos projetos é feita por 10 pessoas que, em duplas fixas, atendem projetos simultaneamente, tendo em vista que são vários clientes e a natureza das solicitações também são variadas. Estamos tentando aplicar o framework Scrum, mas não temos como aumentar a equipe, sendo assim pensei em definirmos nosso coordenador como o PO de todos os projetos, eu seria o SM e as duplas seriam os devs de seus projetos (eu entrando como dev dos meus projetos também). Quais seriam os impedimentos ou aspectos negativos?

1 resposta

Oi, Gabriel! Como vai?

A sua ideia faz sentido, principalmente ao tentar adaptar o Scrum à realidade da equipe. Um ponto de atenção é que um PO para vários projetos pode ter dificuldades para priorizar demandas e manter um backlog bem gerenciado. Isso pode impactar a clareza das entregas e a comunicação com os stakeholders.

Uma dica é avaliar a possibilidade de um Backlog Único, onde as demandas sejam priorizadas conforme o valor para a organização. Além disso, reuniões curtas e objetivas com as duplas podem ajudar o PO a evitar gargalos.

Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!