Um colaborador que sempre faz um excelente trabalho em sua função, como posso saber que o mesmo está preparado para assumir um função de liderança ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Um colaborador que sempre faz um excelente trabalho em sua função, como posso saber que o mesmo está preparado para assumir um função de liderança ?
Olá, Wanderlan. Tudo bem?
Na minha perspectiva, pode sim ter relação ser um bom funcionário e ser um bom líder, mas existem competências e habilidades que devem ser analisadas, desenvolvidas e levadas em consideração para ser líder, como, boa comunicação, escuta ativa, influencia, gestão de pessoas e etc.
Recomendo o seguinte conteúdo que fala sobre começar a liderar:
De forma geral, é importante verificar as habilidades e competências que a pessoa colaboradora já tem alinhadas com a responsabilidade de um líder e também o que precisa ser desenvolvido, para ver o quanto está preparada para exercer a função, e esse processo acontece com muita comunicação, feedbacks e avaliação de desempenho.
Espero ter ajudado e bons estudos!