Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Um DB que já teve EntityFramework + migration, porem pararam de usar

Bom dia, tudo bem? Estou gostando muito do curso, esta sanando bastante dúvidas que tinha sobre o assunto.

Porem ainda tenho uma. é um problema da vida real, há BD que já teve entity + migrations, porem deixaram de fazer, e começaram a atualizar o banco diretamente, neste caso sempre tem que atualizar as classes com os novos campos etc.

Se fosse reativar o entity quais seriam os passos? criar um novo migration? para que ele pegue o o modelo do banco? sempre fico perdido neste passo.

3 respostas
solução!

Olá, Marcelo! Como vai?

Fico feliz em saber que você está gostando do curso e que suas dúvidas estão sendo sanadas.

Em relação à sua pergunta sobre reativar o Entity Framework em um banco de dados que já o utilizou no passado, mas que passou a ser atualizado diretamente, a resposta é sim, você pode reativar o Entity Framework. Aqui estão os passos que você pode seguir:

  1. Primeiro, você precisará garantir que seu modelo de dados (classes) esteja atualizado em relação ao banco de dados atual. Isso significa que, se houve alterações no banco de dados que não foram refletidas nas classes, você precisará atualizá-las manualmente.

  2. Em seguida, você pode criar uma nova migration. No entanto, antes de executá-la, você precisará atualizar o método Up() dessa migration para que ele reflita o estado atual do banco de dados. Isso significa que você precisará adicionar manualmente todas as alterações feitas no banco de dados desde a última vez que o Entity Framework foi usado.

Por exemplo, se uma nova coluna foi adicionada a uma tabela, você precisará adicionar essa coluna ao método Up() da sua migration. Isso pode ser feito usando o método AddColumn() do objeto MigrationBuilder.

Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

public partial class ReativarEntity : Migration
{
    protected override void Up(MigrationBuilder migrationBuilder)
    {
        migrationBuilder.AddColumn<string>(
            name: "NovaColuna",
            table: "NomeTabela",
            nullable: true);
    }

    protected override void Down(MigrationBuilder migrationBuilder)
    {
        migrationBuilder.DropColumn(
            name: "NovaColuna",
            table: "NomeTabela");
    }
}

Neste exemplo, estamos adicionando uma nova coluna chamada "NovaColuna" à tabela "NomeTabela". No método Down(), estamos removendo essa coluna.

  1. Depois de atualizar o método Up() para refletir o estado atual do banco de dados, você pode executar a migration. Isso atualizará o modelo do Entity Framework para corresponder ao estado atual do banco de dados.

Por favor, note que este é um processo manual que pode ser propenso a erros, especialmente se muitas alterações foram feitas no banco de dados. Recomendo que você faça um backup do seu banco de dados antes de começar, apenas por precaução.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Boa tarde Armando, vou bem! e você? Espero que também esteja bem! Obrigado pela resposta, legal que poderei voltar em um momento para o EF, na etapa 1 ao invés de fazer manualmente, também poderia fazer um scaffolding das tabelas que foram modificadas?

Opa, Marcelo, vou bem sim!

Sim! Você pode e deve, querendo ou não fazer manualmente, pode ser bem chato dependendo da quantidade e complexidade dos relacionamentos da sua tabela.

Boa sorte nos estudos meu querido!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software