Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Última 3 aulas

Bom dia.

Confesso que não entendi nada dessas últimas 3 aulas que foram sobre os valores da regressão e os cálculos. Pra mim foram muitas voltas para chegar em um resultado.

Outra coisa que pra mim foi pouco aproveitado foi a criação do gráfico, pois em uma apresentação, não parece que ficou visivelmente apresentado, pois quem bater o olho nos rótulos do eixo "x", não terá ideia do que significa estes valores "20 à 80".

Estas dúvidas serão abordadas melhor em alguma parte do curso ou há algum curso que aborde melhor?

Desde já, agradeço a ajuda.

1 resposta
solução!

Ei, Rossan! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar o seu feedback e eu te entendo. É um conteúdo denso, além de ter termos estatísticos, várias formas para chegar no que se precisa para entender melhor o que foi feito. A ideia é mostrar como o o NumPy facilita esses cálculos na prática, mas sem uma base sólida em regressão linear, o conteúdo pode mesmo parecer um pouco desconectado.

Sobre o gráfico: é certo o que disse, um bom gráfico precisa de legibilidade e contexto para fazer sentido em uma apresentação. Quando o eixo x mostra valores como 20 a 80, mas não explicita o que representam (idade? tempo? índice?), isso pode gerar confusão. Uma sugestão é incluir plt.xlabel("Nome da variável") e plt.ylabel("Valor estimado") para dar sentido ao gráfico.

<pre><code>

import matplotlib.pyplot as plt
import numpy as np

x = np.array([20, 30, 40, 50, 60, 70, 80])
y = np.array([100, 110, 125, 145, 160, 170, 180])

plt.scatter(x, y)
plt.plot(x, y, color='red')
plt.xlabel("Idade dos entrevistados")
plt.ylabel("Renda estimada (mil)")
plt.title("Relação entre Idade e Renda")
plt.grid(True)
plt.show()

</code></pre>

Se deseja aprofundar um pouco mais para conhecer a estatísticas e regressão linear, recomendo alguns conteúdos.

Conteúdos relacionados

E caso ao decorrer dos estudos tenha dúvidas, não deixe de compartilhar no fórum essa dúvida pontual. Assim conseguimos te auxiliar durante aquele momento de estudos para a absorção ficar mais fluida do conteúdo.

Conte sempre conosco por aqui, ta!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!