Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] UI Design x Web Design

Olá! Tudo bem? Comecei os estudos em design há pouco tempo e a Alura está sendo o meu primeiro acesso a formação. Ainda não tenho um segmento de atuação em específico na área do design, por isso quero entender pelo menos "um pouco de tudo". Primeiro gostaria de dizer que o vídeo "Design de interface" me esclareceu muitas dúvidas que mesmo pesquisando eu não conseguia entender com clareza, devido a didática maravilhosa que a plataforma Alura e vocês instrutores nos passam. Tenho uma dúvida, UI Design tem relação direta com Web Design? Gostaria de entender a diferença e entender mais sobre o Web Design. Obrigada!

2 respostas
solução!

Olá, Lidiane! Tudo bem?

Vamos lá, vou tentar esclarecer a sua dúvida sobre UI Design e Web Design.

UI Design (User Interface Design) é a área do design focada na criação das interfaces de um produto digital, como aplicativos e sites. O principal objetivo do UI Designer é garantir que a interface seja visualmente agradável e funcional para o usuário. Isso inclui o design de botões, ícones, tipografia, cores, espaçamentos, entre outros elementos visuais. Por exemplo, quando você abre um aplicativo no seu celular, todos os elementos que você vê e com os quais interage foram projetados por um UI Designer.

Web Design, por outro lado, é uma área mais ampla que envolve a criação e manutenção de sites. Uma pessoa Web Designer pode trabalhar tanto com a parte visual (UI) quanto com a estrutura e navegação do site. Além de criar o layout e o design visual, Web Designer também pode estar envolvido em aspectos como a usabilidade, a arquitetura da informação e, em alguns casos, até mesmo a codificação básica (HTML, CSS).

Ambas as áreas estão interligadas, especialmente quando falamos de design de sites, onde a interface do usuário é uma parte crucial do processo de web design. No entanto, um Web Designer pode ter um escopo de trabalho mais amplo, enquanto o UI Designer é mais especializado na parte visual e de interação do design.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, Yasmin! Tudo bem?

Obrigada pela explicação maravilhosa, agora sim esclareceu minha dúvida!

Até mais!