Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Dúvida] Ubuntu pelo Windows Terminal....

Olá!

Ao abrir o Ubuntu no Windows Terminal ele mostra que houve erro ao iniciar o ubuntu.exe.

Alguém sabe me dizer por que isso ocorreu? E como faço para arrumar?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 respostas

Olá, João.

Tudo bem?

Esse erro ao iniciar o ubuntu.exe no Windows Terminal pode estar relacionado a alguns problemas comuns com o WSL (Windows Subsystem for Linux). Aqui estão alguns passos que você pode seguir para tentar resolver o problema:

  1. Verificar se o WSL está instalado corretamente: Abra o PowerShell como administrador e execute o seguinte comando para garantir que o WSL está instalado:

    wsl --list --verbose
    

    Isso deve listar todas as distribuições instaladas e o estado delas. Se o Ubuntu não estiver listado ou estiver com algum problema, pode ser necessário reinstalá-lo.

  2. Reinstalar a distribuição Ubuntu: Se o Ubuntu estiver com problemas, você pode tentar reinstalá-lo. Primeiro, desinstale a distribuição atual:

    wsl --unregister Ubuntu
    

    Em seguida, reinstale o Ubuntu:

    wsl --install -d Ubuntu
    
  3. Atualizar o WSL para a versão mais recente: Certifique-se de que você está usando a versão mais recente do WSL. No PowerShell, execute:

    wsl --update
    
  4. Verificar as configurações do WSL: Às vezes, problemas de configuração podem causar erros. Verifique se o WSL 2 está habilitado e configurado corretamente. No PowerShell, execute:

    wsl --set-default-version 2
    
  5. Reiniciar o serviço do LxssManager: Reiniciar o serviço responsável pelo WSL pode resolver alguns problemas. No PowerShell, execute:

    Restart-Service LxssManager
    
  6. Verificar atualizações do Windows: Certifique-se de que seu sistema operacional está atualizado, pois o WSL depende de componentes do sistema que podem ser atualizados pelo Windows Update.

  7. Verificar logs de erro: Se o problema persistir, verifique os logs de erro para obter mais detalhes. No PowerShell, execute:

    Get-EventLog -LogName Application -Source LxssManager
    

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá Renan!

Segui direitinho seus comandos passo a passo. Deu aparentemente tudo certo. Mas ao tentar abrir o Ubuntu novamente no Windows Terminal, persistiu o mesmo erro.

Fui executar no PowerShell esse último comando que você passou dos Logs mas deu erro. Acredito que porque deva-se preencher o -LogName e Application com algo que não sei o que seria. Poderia me ajudar nesse passo? Ainda estou me familiarizando com comandos e Terminal então não manjo. O erro é conforme o print ao executar o Get-EventLog:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Mais uma dúvida, assim se puder você me responde também. Meu WindowsPower Shell está com problemas de acentuação. Existe algum comando para resolver esse problema?

No aguardo.

Olá, João!

1. Problema com o Get-EventLog:

O erro que você encontrou ao usar o comando Get-EventLog pode ser devido a um erro de digitação no nome do log ou na fonte (source). Tente novamente com o seguinte comando(Você cortou o comando do print, então não consegui ver):

Get-EventLog -LogName Application -Source LxssManager

Note que "Application" deve estar corretamente digitado. Se mesmo assim não encontrar correspondências, pode ser que o erro específico não esteja registrado no log de eventos ou que precise usar outro método para verificar os logs.

2. Problema ao iniciar o Ubuntu:

Se o erro ao iniciar o Ubuntu ainda persiste, vamos explorar outras possíveis soluções:

  • Reinstalar o Windows Terminal: Às vezes, o problema pode estar no próprio Windows Terminal. Tente desinstalá-lo e instalá-lo novamente pela Microsoft Store.

  • Executar o Ubuntu diretamente: Tente abrir o Ubuntu diretamente, sem o Windows Terminal, para ver se o problema persiste. Você pode fazer isso abrindo o Ubuntu pelo menu Iniciar.

  • Verificar as permissões: Certifique-se de que você tem as permissões corretas para executar o Ubuntu. Tente abrir o Windows Terminal como administrador e executar o Ubuntu novamente.

3. Problema de Acentuação no PowerShell:

Para resolver o problema de acentuação no PowerShell, você pode tentar ajustar a codificação de saída do console. Execute o seguinte comando:

[Console]::OutputEncoding = [System.Text.Encoding]::UTF8

Se o problema persistir, verifique se o idioma do sistema está configurado corretamente nas configurações de região e idioma do Windows.

Espero que essas dicas te ajudem a resolver os problemas. Se ainda tiver dúvidas, estou por aqui para ajudar!

Bons estudos!

Olá Renan, obrigado pelo retorno.

Eu consigo executar o Ubuntu normalmente fora do Windows Terminal. É somente lá que está dando o erro de execução.

Quanto ao comando para arrumar acentuação (encoding) rodei e continuo com o problema. Onde encontro as configuração de idiomas do Windows?

No aguardo,

Obrigado!

solução!

Claro, posso te ajudar com isso! Problemas de acentuação no PowerShell geralmente estão relacionados à configuração da codificação de caracteres. Você pode resolver isso ajustando a codificação do console. Aqui estão os passos para corrigir:

  1. Configurar a Fonte do Console:

    • Certifique-se de que a fonte usada no PowerShell suporte caracteres acentuados. Recomendo usar "Consolas" ou "Lucida Console". Para mudar a fonte:
      • Clique com o botão direito na parte vazia ao lado da barra de título do PowerShell.
      • Selecione "Configurações" ou "Propriedades".
      • Selecione o ícone do "PowerShell"
      • Vá até a aba "Aparência" depois "Tipo de fonte" e escolha "Consolas" ou "Lucida Console".

    Print da tela do PowerShell terminal vazio destacando o item configuração na lista que abre após clicar com botão direito do mouse

    Print da tela do PowerShell terminal na aba de configuração destacando o ícone do PowerShell

    Print da tela do PowerShell terminal na aba configurações destacando o ícone do PowerShell e a parte da aparência

    Print da tela do PowerShell terminal na aba de configurações destacando o menu aparência e escolha de fontes

  2. Modificar o Profile do PowerShell:

    • Se você quiser que o PowerShell sempre inicie com a codificação UTF-8, adicione o comando do passo 1 no seu perfil do PowerShell:
      if (!(Test-Path -Path $PROFILE)) { New-Item -Type File -Path $PROFILE -Force }
      Add-Content -Path $PROFILE -Value '[console]::OutputEncoding = [System.Text.Encoding]::UTF8'
      
  • Para verificar se a configuração foi aplicada corretamente e que o PowerShell está lidando com a acentuação de forma correta, siga estes passos:

1. Digite uma frase com acentuação, aperte "Enter" e observe se os caracteres acentuados aparecem corretamente:

"Testando acentuação: á, é, í, ó, ú, ç, ã, õ"

2. Execute o comando abaixo para verificar se a codificação está definida para UTF-8, veja se aparece o UTF-8 na lista:

[console]::OutputEncoding

Qualquer dúvida manda aqui de novo. Bons estudos

Muito obrigado Renan pelo excelente suporte. Bem explicado, com passo-a-passo. Parabéns mesmo! Suporte completo.

Consegui! Segui todas as suas instruções e está funcionando certinho. O UTF-8 e as acentuações. Muito obrigado!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade