2
respostas

[Dúvida] Treinamento para outros modelos de NLP

Esse processo todo de treinamento serve para qualquer task e qualquer modelo de NLP ou apenas para o Bert? Accelerate pode ser utilizado para modelos menores, como MT5 e T5?

2 respostas

Olá, Alessandro! Tudo bem?

O processo de treinamento com o Accelerate é bastante versátil e pode ser aplicado a diferentes tasks e modelos de NLP, não se limitando apenas ao BERT. Modelos menores, como o MT5 e o T5, também podem aproveitar essa ferramenta para otimizar o uso de recursos de hardware e facilitar a configuração do treinamento.

Por exemplo, ao treinar um modelo T5 para uma tarefa de text summarization, você pode usar o Accelerate para distribuir o treinamento em múltiplas GPUs ou ajustar as configurações para usar apenas uma GPU de forma eficiente. O mesmo vale para o MT5.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Mas o processo todo de treinamento aprendido no curso serve como "padrão" para treinar outros modelos de diferentes tasks de NLP ou cada modelo exige um pipeline diferente de treinamento?

Aproveitando, mais uma dúvida em relação a treinamentos: caso eu tenha dados suficientes para treinar meu próprio modelo de NLP (em uma task Seq2Seq, por exemplo) do zero, eu teria que partir para uma "pegada" mais de Deep Learning? Se você puder me indicar cursos nesse sentido, aqui na Alura, ficarei gradecido.