1
resposta

[Dúvida] TREE MAP - Interação com outros gráficos

Bom dia,

Estou desenvolvendo um DASH que possui 2 gráficos que devem interagir entre si.

No 1o (gráfico de barras), tenho a quantidade de itens por pessoa. No 2o (tree map), tenho a quantidade de pessoas por item.

Quando insiro os gráficos no DASH, tudo funciona perfeitamente. Se clico numa pessoa, o treemap filtra somente os itens que esta pessoa possui. Se clico num bloco específico na tree, o gráfico de barras filtra somente as pessoas que possuem aquele item.

Este funcionamento é primordial para as analises utilizando o dash. Acontece que, tempos depois de inseridos os gráficos e testados, a interação no sentido TREE -> BARRAS, para de funcionar. Ou seja, ao selecionar um bloco qualquer na tree, o gráfico de barras nao faz o filtro.

Descobri que, se remover a fonte de dados do treemap, e adicionar novamente, volta a funcionar. Descobri também que, se utilizar um outro tipo de gráfico (barras ou colunas) o problema não acontece. Porém, num cenário com mais de 200 itens, a utilização do gráfico de barras ou colunas inviabiliza a analise dos dados.

Caso alguém já tenha enfrentado este problema e saiba a solução, agradeço antecipadamente pela ajuda.

Abaixo uma imagem simulando os dois gráficos. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Fulvio, tudo bem com você?

Obrigado pelo detalhamento da sua situação. Porém, esse problema na interação específica do TREE MAP pode ocorrer por bugs temporários da própria ferramenta. Se persistir esse comportamento dos seus dados juntos ao TREE MAP, uma dica é usar alternativas visualmente semelhantes, como um gráfico de dispersão com marcadores coloridos ou um gráfico de bolhas, por exemplo.

Espero ter ajudado. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!