Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Dúvida] Travando

Boa tarde, eu estou fazendo pelo linux na VM, até um certo ponto das aulas tava indo tudo certinho com o vscode, porém, quando chega numa determinada aula, onde abre duas abas no vscode, ele trava infinitamente e eu não consigo fazer mais nada, toda hora preciso forçar a fechar e desse jeito estou perdendo muito tempo. Não sei mais oque fazer para parar de travar infinitamente.

6 respostas

Oi Giovana!

Para este curso é necessário ter um computador "parrudo", pois é exigido muitos recursos de memória e CPU por conta das VMS.

Sabe me dizer qual a configuração do seu computador?

Processador Intel(R) Core(TM) i5-6200U 2.40 GHz 8 GB de ram x64

O ideal, no seu caso que está fazendo via VM, seria ter 16GB de ram, pois o projeto deste curso utiliza vários recursos (API, MySQL, Redis, etc.)

Você está fazendo tudo de dentro da VM Linux, certo? Uma possibilidade é alterar as configurações dessa sua VM para utilizar mais recursos do computador (cpu e ram). Veja se consegue alterar as configurações e aumentar os recursos da VM ao máximo possível.

Certo, vou ver o que posso fazer nas configurações, dei uma mexida em algumas aqui, mas até o momento não resolveu muito não.. Obrigada mesmo assim.

solução!

Manda um print das suas configurações da VM aqui para eu analisar.

Outra coisa que você pode fazer é alterar o arquivo docker-compose.yaml do projeto para limitar os recursos de CPU/RAM de cada serviço:

version: "3"

services:
  db:
    image: mysql:latest
    ports:
      - "3306:3306"
    environment:
      MYSQL_ROOT_PASSWORD: 12345
      MYSQL_DATABASE: testemed
    volumes:
      - ./mysql:/var/lib/mysql
    networks:
      - my-networks
    cpu_limit: 50%
    mem_limit: 1g

app:
    build: .
    ports:
      - "3000:3000"
    depends_on:
      - db
      - redis
    environment:
      - DB_HOST=db
    volumes:
      - .:/app
    command: sh -c "bash /app/wait-for-it.sh -t 0 db:3306 -- npm install && npm start && while inotifywait -r -e modify /app; do npm start; done"
    networks:
      - my-networks
    mem_limit: 1g

seed:
    build: .
    depends_on:
      - db
    volumes:
      - ./population.sql:/docker-entrypoint-initdb.d/population.sql
    restart: on-failure
    command: sh -c "sleep 50 && apt-get update > /dev/null && apt-get install -y default-mysql-client > /dev/null && mysql -uroot -p12345 -h db < /docker-entrypoint-initdb.d/population.sql && sleep 5"
    networks:
      - my-networks
    cpu_limit: 25%
    mem_limit: 256m

redis:
    image: redis:7
    ports:
      - "6379:6379"
    networks:
      - my-networks
    mem_limit: 512m

networks:
  my-networks:
    driver: bridge

Veja se ajuda

Consegui resolver de outra, com alguns videos e configurações, mas obrigada pela dica, também ajudou.