1
resposta

[Dúvida] TOM DE VOZ

O tom de voz de uma marca pode ter mais de 3 caractériscas, estou fazendo um Benchmarking e meu concorrente parece ter vários tons de voz. Alguém pode tirar minha dúvida?

1 resposta

Olá Thamires, tudo bem? Espero que sim!

Quando estamos nos referindo a voz não é recomendado que haja mais de uma, pois ela representa a personalidade da empresa. Fica difícil gerar algo consistente quando há vários tipos de vozes, pois é como se a pessoa usuária fosse se comunicar com várias personalidades diferentes cada vez que tivesse contato com a empresa. O que podemos fazer é atribuir mais de uma característica a essa voz, como:

  • Exemplo 01: "uma voz alegre, divertida, jovem e baladeira";
  • Exemplo 02: "uma voz séria, intelectual, simpática e educada";
  • Exemplo 03: "uma voz jovial, contemporânea e inovadora".

Agora, o tom significa as alterações que a voz passa em cada situação em que é colocada. Uma pessoa não deixa ter sua própria personalidade quando passa por diferentes situações, apenas adequa o tom da sua conversa. Por isso, podem haver diversos tons: porque existem diferentes tipos de situações. A preocupação sempre estará em como encaixar o tom nesses momentos sem perder as características originais.

Um exemplo a se observar é que uma voz com características "séria, intelectual, simpática e educada" não perderá sua personalidade só porque uma pessoa usuária está criticando a empresa, mas se adequará e dirá coisas como "Sentimos muito pelo ocorrido, estamos trabalhando para melhorar a sua vivência conosco" ou "Nos dê mais detalhes sobre o seu feedback para que possamos trabalhar em melhorias". Mesma coisa quando estiver lidando com um cliente super satisfeito: adaptará o seu tom e dirá frases como "Nós estamos extremamente felizes em saber sobre sua avaliação positiva" ou "Nós buscamos sempre manter os nossos padrões para sua melhor satisfação".

Então Thamires, no caso da Voz, a recomendação é ter apenas uma e atribuir as características que representam a empresa. No caso do Tom, podem sim existir vários, pois existem diversos tipos diferentes de situações, porém a voz deve ser mantida e respeitada pois ela representa a personalidade da empresa.

É isso! Espero ter ajudado!

Qualquer dúvida, estamos por aqui!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software