Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Token para outros sites

Olá, por exemplo, pelo postman, deve colocar uma "Authorization" com o token para se "manter logado" e conseguir acessar os pedidos que estão na minha conta do Alura Books.

Por exemplo, no instagram por exemplo, é deste mesmo jeito que o aplicativo sempre fica logado? pois quando entro pelo aplicativo sempre esta logado na minha conta por exemplo, em algum momento em alguma parte do código do instagram, tem alguma parte de autorização com meu token de login e senha, que se mantem sempre salvo, para quando eu abrir o aplicativo, entrar automaticamente na minha conta. É como se fosse insto?

1 resposta
solução!

Olá, Fernando!

O conceito é bastante semelhante. Quando você faz login como no Instagram, ele gera um token de autenticação que é armazenado localmente no seu dispositivo. Esse token é usado para autenticar suas requisições ao servidor, permitindo que você acesse suas informações sem precisar inserir suas credenciais toda vez que abre o aplicativo.

Esse processo é similar ao que você está fazendo no Postman ao incluir o token no cabeçalho "Authorization" das suas requisições. Mas como podemos imaginar no caso do Instagram, o aplicativo gerencia isso automaticamente, enviando o token em cada requisição que faz ao servidor para garantir que você continua autenticado.

Assim como no exemplo do AluraBooks, o token serve como uma "prova" de que você já foi autenticado. No entanto, em aplicativos móveis, esse processo é mais transparente para o usuário, pois o aplicativo cuida de enviar o token em cada requisição sem que você perceba.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!