Em um outro curso de vocês sobre design system, não foi ensinado os tokens, havia o "uso recomendado". Como eu sei qual é melhor para o meu design system, ou os dois são diferentes e podem ser usados juntos?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Em um outro curso de vocês sobre design system, não foi ensinado os tokens, havia o "uso recomendado". Como eu sei qual é melhor para o meu design system, ou os dois são diferentes e podem ser usados juntos?
Olá, Letícia. Tudo bem?
Os tokens são uma ferramenta importante em um design systems, pois fornecem uma maneira consistente de definir e compartilhar valores de estilo, como cores, tipografia e espaçamento. O uso de tokens ajuda a garantir que o design seja coeso e consistente em todas as aplicações e interfaces.
É importante ressaltar que os tokens não têm a função primordial de se comunicar diretamente com a pessoa usuária. Em vez disso, eles são uma ferramenta para documentar e compartilhar o projeto dentro da equipe, garantindo que todos falem a mesma língua e entendam o significado de cada elemento.
Por isso, é natural que os tokens possam variar de projeto para projeto. As boas práticas recomendadas servem como uma base para orientar o trabalho, mas é sempre interessante buscar referências no mercado, como o Material Design do Google, para aprimorar a compreensão dos tokens.
Espero ter ajudado e bons estudos! Qualquer dúvida estou à disposição.