Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Tive dificuldade.

Olá, pessoal! Estou tendo dificuldade em entender algumas partes do meu código, especialmente nas linhas 6 a 10. Seguem os pontos em que fiquei confusa:

Uso das variáveis do início: No começo do código, declarei variáveis como ''nome'', ''idade'', ''numeroDeVendas'' e ''saldoDisponivel''. Porém, não entendi por que elas foram usadas dessa forma, já que mais tarde as variáveis ''nome'' e ''idade'' acabam sendo sobrescritas com os valores obtidos pelo prompt.

Repetição da caixa de alerta: Quando executado o código, as caixas de alerta aparecem repetidamente, o que acaba deixando uma experiência confusa. Gostaria de entender se isso é esperado e como poderia ajustar.

Conversão da idade para número: Preciso pesquisar para entender como converter a entrada do prompt para número usando parseInt, porque fiquei perdida nessa parte. Existe uma forma mais simples ou correta de fazer isso?

O código rodou, procurei aqui no fórum pra eu conseguir finalizar, mas ainda não estou entendendo.

Poderiam me ajudar?

Abaixo está o código que escrevi para referência:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Boa noite Nathalia, me chamo Fábio, vamos ver se consigo te ajudar. A váriavel pode ter qualquer nome que desejar, ela somente armazena o dado ( esse podendo ser uma string ou um número ). Logo, elas não são sub-escritas , mas irão armazernar os valores digitados no prompt pelo usuário. Ou seja, os valores atribuídos as variáveis no início do código mudam ao decorrer do mesmo. Com relação a repetição da caixa de alerta, acredito que pode tirar uma. O parseInt está correto, ele garante que estará trabalhando com números inteiros, mas se quiser pode usar o operador ***"+ " antes do prompt na linha 10. *** ***idade = + prompt ("Qual a sua idade?"); *** Na última linha pode colocar um else após a lógica do if : alert(mensagemDeErro).

Espero que tenha conseguido te ajudar! Bons estudos.

Boa noite Nathália, tudo bem?

Sobre as variáveis, você pode declará-las sem atribuir um valor inicial a elas, como no exemplo abaixo. No seu caso, as variáveis nome e idade são sobrescritas posteriormente, então, em vez de:

let nome = 'Lua'; let idade = 25;

Você pode escrevê-las assim:

let nome; let idade;

Dessa forma, as variáveis ainda existirão para você atribuir valores a elas quando precisar, mas não terão um valor inicial definido, o que economiza um passo no seu código!

Sobre a repetição das caixas de alerta, note que a linha 8 (alert(mensagemDeErro);) repete a funcionalidade da linha 6 (alert('Erro! Preencha todos os campos');). Se você remover uma delas, o problema da repetição será resolvido.

Por último, sobre o parseInt, a forma que você usou já está correta e deve funcionar perfeitamente. Ele converte o valor capturado no prompt para um número inteiro, garantindo que a entrada seja tratada corretamente no restante do código. Existem outras formas de conversão, mas o parseInt é bastante comum e eficaz.

Espero ter ajudado! Um abraço!