Quais outros tipos de experimento podem ser considerados? Além de teste ab, teste de percepção, mapa de clique... (onde posso estudar mais sobre isso no Alura?
Quais outros tipos de experimento podem ser considerados? Além de teste ab, teste de percepção, mapa de clique... (onde posso estudar mais sobre isso no Alura?
Olá, Danielle! Como vai?
Além dos testes A/B, testes de percepção e mapas de clique, existem várias outras técnicas que você pode considerar, dependendo do contexto e do que você deseja aprender. Aqui estão alguns exemplos:
Testes de usabilidade: Esses testes envolvem observar os usuários enquanto eles interagem com seu produto para identificar problemas de usabilidade. Você pode fazer isso tanto com protótipos quanto com o produto final.
Entrevistas com usuários: As entrevistas podem ajudar a entender as necessidades, desejos e experiências dos usuários. Elas podem ser estruturadas (com um conjunto fixo de perguntas) ou não estruturadas (mais como uma conversa).
Pesquisas de satisfação do usuário: Essas pesquisas geralmente são questionários que os usuários preenchem após usar seu produto. Elas podem ajudar a entender o que os usuários gostam e não gostam no seu produto.
Testes de card sorting: Esses testes são úteis para entender como os usuários agrupam informações e podem ajudar a informar o design da navegação ou da informação do seu produto.
Testes de árvore de tarefas: Esses testes ajudam a entender como os usuários navegam por seu produto para completar tarefas específicas.
Heatmaps: Semelhantes aos mapas de clique, mas também mostram onde os usuários passam o mouse e quanto tempo passam em diferentes partes da página.
Eye tracking: Esses testes mostram onde os usuários estão olhando na tela, o que pode ajudar a entender o que chama a atenção deles.
Testes de acessibilidade: Esses testes verificam se o seu produto pode ser usado por pessoas com diferentes habilidades e necessidades.
E aqui na Alura, você pode encontrar mais informações sobre alguns desses tipos de testes em cursos como:
Espero ter ajudado e se tiver qualquer dúvida estou aqui!
Até mais!