Qual a diferença de uso de api, como essa que precisa salvar uma instância pra usar e outras que usa o método fetch ou AJAX?
Qual a diferença de uso de api, como essa que precisa salvar uma instância pra usar e outras que usa o método fetch ou AJAX?
Oi, Cleiton! Tudo bem?
A diferença entre o uso de APIs que exigem salvar uma instância e aquelas que utilizam o método fetch ou AJAX está relacionada à forma como as requisições são feitas e como os dados são manipulados.
Quando uma API exige que seja salva uma instância antes de usá-la, significa que precisamos criar um objeto ou uma classe que representa essa instância e, em seguida, utilizar os métodos e propriedades desse objeto para interagir com a API. Um exemplo disso é a API do Google Maps, onde precisamos criar uma instância do mapa antes de poder adicionar marcadores, definir a localização, etc.
Por outro lado, APIs que utilizam o método fetch ou AJAX permitem que sejam feitas requisições diretamente para um servidor e receba os dados em formato JSON ou XML. Esses dados podem ser manipulados e exibidos na página da web de várias maneiras. Um exemplo de API que utiliza o método fetch é a API do GitHub, onde podemos fazer uma requisição para obter informações sobre um repositório.
Em resumo, a diferença está na forma como interagimos com a API. Algumas APIs exigem que sejam criadas uma instância antes de usá-las, enquanto outras permitem que sejam feitas requisições diretamente para o servidor.
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!