Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Time de Agentes que constroem um software

Estou começando minha jornada tech e tenho uma dúvida. Por gentileza, alguém pode me ajudar? Obrigada.

Dúvida:
É possível um sistema de agentes criar um software? De outra maneira, se por uma lado temos um time de pessoas humanas multidisciplinares que constroem um software, por outro lado é possível ter um time de agentes inteligentes (que são um sistema) que constroem um software. Isso é possível?

2 respostas
solução!

Oi, Rosana! Como vai?

Sua dúvida é muito interessante e faz bastante sentido para quem está começando a conhecer o mundo da tecnologia. Sim, é possível que um sistema de agentes inteligentes ajude a construir um software, dividindo tarefas como planejar funcionalidades, escrever partes do código, revisar erros, sugerir testes e organizar documentação. Porém, na prática, esses agentes ainda precisam de orientação, validação e acompanhamento humano, porque criar um software envolve decisões de negócio, experiência da pessoa usuária, segurança, manutenção e responsabilidade sobre o resultado.

Uma dica é pensar nos agentes como uma equipe de apoio: cada agente pode ter um papel, como “analista”, “programador”, “testador” ou “documentador”, mas uma pessoa desenvolvedora ainda precisa revisar se tudo faz sentido e se atende ao objetivo do projeto.

Na sua visão, qual papel de um time humano seria mais fácil de transformar em um agente inteligente hoje?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Lorena, graça e paz! Estou bem!

Refletindo, pensei... que o papel humano que pode ser automatizado ou feito por um agente inteligente é:

secretário (escutar a reunião ou receber a gravação, transformar em ata, em apresentação dos pontos principais, etc). Eu mesma faço isso com as reuniões da paróquia que participo!

atendente de mercado (pedir pra você depositar suas compras no caixa, perguntar como você deseja pagar, aceitar o pagamento e encerrar a compra). Eu mesma já experimentei o autoatendimento no mercado!

entrevistador (coletar as informações necessárias para um objetivo determinado). Ainda não vi, mas acredito que o LinkedIn trabalhe assim ao selecionar currículos!

Me fiz entender?! Obrigada pela pergunta e pela indicação dos artigos!