1
resposta

[Dúvida] Time de Agentes que constroem um software

Estou começando minha jornada tech e tenho uma dúvida. Por gentileza, alguém pode me ajudar? Obrigada.

Dúvida:
É possível um sistema de agentes criar um software? De outra maneira, se por uma lado temos um time de pessoas humanas multidisciplinares que constroem um software, por outro lado é possível ter um time de agentes inteligentes (que são um sistema) que constroem um software. Isso é possível?

1 resposta

Oi, Rosana! Como vai?

Sua dúvida é muito interessante e faz bastante sentido para quem está começando a conhecer o mundo da tecnologia. Sim, é possível que um sistema de agentes inteligentes ajude a construir um software, dividindo tarefas como planejar funcionalidades, escrever partes do código, revisar erros, sugerir testes e organizar documentação. Porém, na prática, esses agentes ainda precisam de orientação, validação e acompanhamento humano, porque criar um software envolve decisões de negócio, experiência da pessoa usuária, segurança, manutenção e responsabilidade sobre o resultado.

Uma dica é pensar nos agentes como uma equipe de apoio: cada agente pode ter um papel, como “analista”, “programador”, “testador” ou “documentador”, mas uma pessoa desenvolvedora ainda precisa revisar se tudo faz sentido e se atende ao objetivo do projeto.

Na sua visão, qual papel de um time humano seria mais fácil de transformar em um agente inteligente hoje?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!