Fiquei com uma dúvida: porque quando foi testado o detectChanges no beforeEach, o caso do id e someId funcionou e quando foi testado o prefix não funcionou? Sendo que os dois são inputs que receberam um valor no teste.
Fiquei com uma dúvida: porque quando foi testado o detectChanges no beforeEach, o caso do id e someId funcionou e quando foi testado o prefix não funcionou? Sendo que os dois são inputs que receberam um valor no teste.
Olá Mateus, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
No teste da propriedade prefix
, o valor passado para a propriedade não foi refletido corretamente porque ngOnInit
no arquivo like-widget.component.ts
foi disparado antes de definir um novo valor da propriedade nos testes.
A explicação para essa diferença de comportamento está relacionada ao ciclo de vida do Angular. Quando fixture.detectChanges()
é chamado no beforeEach
, ele dispara o ngOnInit
do componente antes mesmo de ter a chance de passar valores para as propriedades de entrada (@Input()
). Isso ocorre porque fixture.detectChanges()
é responsável por detectar mudanças e inicializar o componente.
Para resolver esse problema e garantir que os valores das propriedades de entrada sejam definidos corretamente durante os testes, é recomendado definir os valores dentro de cada teste individualmente, antes de chamar fixture.detectChanges()
. Dessa forma, você garante que os valores sejam passados corretamente antes de qualquer inicialização de ciclo de vida ocorrer.
Por exemplo:
it ('testTexPrefix', () => {
component.prefix = 'calopsita';
fixture.detectChanges();
expect(component.id.startsWith('calopsita')).toBeTrue();
});
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!