1
resposta

[Dúvida] Testando Ping e Traceroute

Percebi que o número de saltos no resultado do tracert muda conforme o destino. No meu teste chego ao servidor final em cerca de 12 saltos.
Testando Ping e Traceroute

Minha dúvida é: A quantidade de saltos indica o quão “próximo” estou do servidor de destino? Ou seja, quanto menor o número de hops, mais perto (fisicamente) estou do IP pesquisado?

E outra curiosidade: É possível estimar a distância física (em quilômetros) até o servidor apenas com base na quantidade de saltos ou nos dados exibidos pelo tracert?

Agradeço desde já a quem puder esclarecer!

1 resposta

Oi Jezebel, tudo bem? 😊

Agradeço por compartilhar suas dúvidas sobre o traceroute! 👍

Sobre sua primeira pergunta, a quantidade de saltos não indica necessariamente a proximidade física do servidor.

O número de saltos reflete a quantidade de roteadores que o pacote de dados atravessa para chegar ao destino. 🚀

A distância física pode ser influenciada por outros fatores, como a rota que os dados percorrem e a infraestrutura da rede.

Em relação à sua segunda pergunta, não é possível estimar a distância física exata até o servidor apenas com os dados do traceroute.

O traceroute mostra o caminho lógico percorrido pelos pacotes, mas não fornece informações sobre a distância geográfica entre os pontos. 🌎

Os dados de tempo (ms) indicam o tempo de resposta de cada salto, o que pode dar uma ideia da latência na comunicação, mas não da distância física.

🎓 Para saber mais:

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas! 🤗