2
respostas

[Dúvida] Test Plan ainda é utilizado?

Pessoal, tudo bem? Tenho algum tempo de experiência na área de qualidade e estou revisando o que seu e me atualizando, aí surgiu a dúvida, o Test Plan ainda é utilizado? Lembro de ter utilizado a ele a muito tempo atrás, porém após começar a trabalhar com metodologia ágil, nunca mais vi o pessoal usando e eu mesmo não uso. Alguém aqui ainda usa, se sim, poderiam citar exemplos aplicados a metodologia ágil?

2 respostas

Embora a metodologia ágil tenha introduzido uma abordagem mais flexível e iterativa para o desenvolvimento de software, o uso de um Test Plan ainda pode ser valioso, dependendo do contexto e das necessidades do projeto. Embora a ênfase esteja em interações e entregas incrementais, a documentação ainda desempenha um papel importante em muitos projetos ágeis.

O Test Plan é um documento que descreve a estratégia geral de teste, os objetivos, as abordagens e os recursos necessários para realizar os testes em um projeto. Embora o formato tradicional de Test Plan possa parecer excessivamente detalhado e rígido para projetos ágeis, você pode adaptá-lo para atender às práticas e princípios ágeis. Aqui estão alguns exemplos de como o Test Plan pode ser utilizado em uma abordagem ágil:

Visão geral do projeto: O Test Plan pode fornecer uma visão geral do projeto, incluindo seus objetivos, escopo, cronograma e riscos envolvidos. Isso ajuda a equipe a entender o contexto e a importância dos testes no projeto ágil.

Estratégia de teste: Embora os testes sejam realizados continuamente ao longo do ciclo de vida do projeto ágil, é útil ter uma estratégia de teste claramente definida. O Test Plan pode descrever as abordagens de teste, como testes unitários, testes de integração, testes automatizados, testes exploratórios, entre outros.

Critérios de aceitação: O Test Plan pode definir os critérios de aceitação para as diferentes funcionalidades e requisitos do projeto. Isso ajuda a equipe a entender quando uma funcionalidade está pronta para ser considerada concluída e pronta para ser entregue.

Ambiente de teste: O Test Plan pode detalhar os recursos e ambientes necessários para realizar os testes. Isso inclui configurações de hardware, software, dados de teste e ambientes de teste específicos.

Estratégia de automação: O Test Plan pode abordar a estratégia de automação de testes, incluindo as ferramentas a serem utilizadas, a cobertura de testes automatizados desejada e os recursos necessários para implementar a automação de testes.

Lembre-se de que o objetivo do Test Plan em um contexto ágil é fornecer informações valiosas para a equipe de desenvolvimento e teste, mantendo-se ágil e adaptável às mudanças. Portanto, é importante equilibrar a documentação necessária com a abordagem iterativa e flexível da metodologia ágil.

Gostei do comentário, mas só uma dúvida....foi o ChatGPT quem forneceu essa INFO? Perguntando por que pareceu. Eu queria um exemplo real de uso sabe, já adaptado na metodólogia ágil.