Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida terminal de comando

Olá pessoal

Instalei o NodeJs em meu notebook porém uma versão que rodasse no meu sistema operacional, no caso o windows 7. Infelizmente meu note não roda sistemas operacionais mais recentes como o windows 10.

Desde o curso passada quando entramos nessa parte de consumo de API por meio do NodeJs e também por meio do json-server não estou conseguindo executar os projetos em meu note, estou somente acompanhando o curso. Qual comando que tento executar no terminal aparece a mensagem conforme imagem a seguir.

https://www.canva.com/design/DAGIh8hwLzU/XFPuNGFsWhTVa9b1o54JJw/edit?utm_content=DAGIh8hwLzU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

https://www.canva.com/design/DAGIh8hwLzU/XFPuNGFsWhTVa9b1o54JJw/edit?utm_content=DAGIh8hwLzU&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton

3 respostas

Não porque a imagem não foi inserida =/

solução!

Oi Pedro!

A mensagem "o termo "npm" não é reconhecido como nome de cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável..." indica que o terminal não consegue encontrar o comando npm. Isso geralmente acontece quando o caminho para o Node.js e npm não está configurado corretamente nas variáveis de ambiente do sistema.

Podemos tentar algumas soluções:

1. Verificar a instalação do node.js e npm

• Certifique-se de que o Node.js e npm estão instalados corretamente. Você pode fazer isso verificando a versão do Node.js e npm com os comandos:
      node -v
      npm -v

2. Adicionar node.js às variáveis de ambiente

• Se os comandos acima não funcionarem, pode ser necessário adicionar o caminho do Node.js e npm às variáveis de ambiente. Siga os passos abaixo:
      1. Abra o "Painel de Controle" e vá para "Sistema e Segurança".
      2. Clique em "Sistema" e depois em "Configurações avançadas do sistema".
      3. Na aba "Avançado", clique em "Variáveis de Ambiente".
      4. Em "Variáveis do sistema", encontre e selecione a variável "Path" e clique em "Editar".
      5. Adicione o caminho da pasta onde o Node.js está instalado. Normalmente, esse caminho é algo como C:\Program Files\nodejs\.
      6. Clique em "OK" para salvar as alterações e reinicie o terminal.
  3. Reinstalar o Node.js

• Se ainda estiver com problemas, pode ser útil desinstalar e reinstalar o Node.js. Baixe a versão compatível com o Windows 7 a partir do que comentei nesse tópico novamente, pois pode ter ocorrido algum erro na instalação.

Tente essas soluções e veja se alguma delas resolve o problema. Caso contrário, você pode nos trazer mais detalhes e nós continuaremos tentando encontrar uma solução para que você consiga praticar o conteúdo do curso.

Espero ter ajudado. Conte conosco!

Um abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Rafaela.

Estou tendo umas dores de cabeça com a situação, mas vou verificar agora com as suas sugestões e ver se consigo fazer rodar. Desde já agradeço a atenção em me apoiar para resolver o problema. Muito obrigado!