Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Terminal CLI

No Programa Cisco Packet Tracer criei uma rede com 3 computadores e um roteador, sendo que cada PC está numa rede única, conforme a aula. Fiz todo o cabeamento e habilitei cada porta. Minha dúvida é a seguinte: Como faço se esquecer qual porta Ethernet ou FastEthernet está conectada no computador X/YZ? Haverá algum problema na hora de setar um IP dentro do Terminal CLI se eu não colocar o IP do terminal igual o da rede que o PC está conectado?

Eu pergunto, pois no vídeo o professor fez de maneira sequencial cada PC e sua respectiva rede, porém caso eu esqueça e não anote, como faço?

1 resposta
solução!

Oi Lucas!

Entendo sua preocupação, e é ótimo que você esteja atento aos detalhes na configuração da sua rede. Vamos lá:

  1. Identificar as portas conectadas:

    • No Cisco Packet Tracer, você pode verificar as conexões clicando nos dispositivos (como PCs e roteadores) e depois indo até a aba "Physical". Lá, você verá as portas e os cabos conectados.
    • Outra maneira é clicar no roteador e usar o comando show ip interface brief no Terminal CLI. Esse comando exibirá todas as interfaces do roteador e seus respectivos IPs e status, ajudando a identificar qual porta está conectada a qual rede.
  2. Setar o IP corretamente:

    • É crucial que cada PC tenha um IP que corresponda à sua rede específica. Por exemplo, se o roteador está configurado com a rede 192.168.1.0/24 na interface FastEthernet0/0, o PC conectado a essa interface deve ter um IP dentro dessa faixa, como 192.168.1.2.
    • Se você definir um IP fora dessa faixa, o PC não conseguirá se comunicar corretamente com o roteador ou outros dispositivos na rede.

Aqui está um exemplo prático para te ajudar:

  • Suponha que você tenha configurado o roteador com as seguintes redes:

    • FastEthernet0/0: 192.168.1.1/24
    • FastEthernet0/1: 192.168.2.1/24
    • FastEthernet0/2: 192.168.3.1/24

    Se o PC1 está conectado à FastEthernet0/0, ele deve ter um IP como 192.168.1.2, máscara de sub-rede 255.255.255.0 e gateway 192.168.1.1.

Bons estudos!