Olá Rian, tudo bem?
Pelo que entendi, você gostaria de limitar as tentativas do jogo, correto? Para isso, você pode usar um loop while
junto com um contador. Vamos adaptar o código que você compartilhou para exemplificar.
<meta charset="utf-8">
<input/>
<button>Compare aqui </button>
<script>
var segredo=Math.round(Math.random()*10);
var input=document.querySelector("input")
var tentativas = 0;
var limiteTentativas = 5;
function jogo(){
while(tentativas < limiteTentativas){
if(input.value==segredo){
alert("você acertou")
break;
} else {
if(input.value<=segredo){
alert("O numero precisa ser maior.");
}else if(input.value>=segredo){
alert("O numero precisa ser menor.")
}
tentativas++;
if(tentativas == limiteTentativas){
alert("Você atingiu o limite de tentativas!");
}
input.value ="";
input.focus();
}
}
}
var button = document.querySelector("button");
button.onclick= jogo;
</script>
Nesse exemplo, eu adicionei um contador de tentativas (tentativas
) e um limite de tentativas (limiteTentativas
). A cada tentativa, o contador é incrementado (tentativas++
). Quando o número de tentativas atinge o limite, o jogo informa que o limite de tentativas foi atingido e o loop while
é interrompido.
Espero ter ajudado e bons estudos!