Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida teórica na implementação do validador de tamanho

Por que não implementar o validador de CPF no models.py ? Como o CPF sempre terá 11 dígitos, para mim faz sentido declarar esta validação diretamente no modelo.

1 resposta
solução!

Olá Carlos! Tudo ok contigo?

Entendo sua dúvida sobre implementar o validador de CPF no models.py. No caso específico do tamanho do CPF, faz mais sentido realizar essa validação no serializer.py, como é mostrado na aula/exercício.

A razão para isso é que a validação do tamanho do CPF é uma validação específica para a entrada de dados no serializer. O models.py é responsável por definir a estrutura do banco de dados e as regras de negócio relacionadas a ele, enquanto o serializer.py é responsável por validar os dados que são enviados para o servidor.

Ao realizar a validação no serializer.py, você garante que o CPF tenha sempre 11 dígitos antes de ser salvo no banco de dados. Isso é importante porque, caso a validação fosse feita apenas no models.py, o CPF inválido seria salvo no banco de dados e poderia causar problemas futuros.

Além disso, realizar a validação no serializer.py permite que você exiba mensagens de erro personalizadas para o usuário, informando que o CPF deve ter 11 dígitos. Essa é uma forma de garantir uma melhor experiência para o usuário, pois ele receberá um feedback imediato sobre o erro cometido.

Portanto, no caso da validação do tamanho do CPF, é mais adequado implementá-la no serializer.py. Dessa forma, você garante a integridade dos dados e fornece uma melhor experiência para o usuário.

Era isso, espero ter ajudado, caso precise eu estarei aqui.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software