3
respostas

[Dúvida] Tentando entender a aula

Em minha visão, essa aula possui explicações simples, mas que se tornam muito confusas para quem tem dificuldade de aprendizado. Não é uma crítica direta ao instrutor, apenas que deveria melhorar mais, pois algumas coisas que parecem "óbvias" ficaram mais emboladas do que deveria para minha pessoa.

Eu realmente reli, pedi ajuda da Luri para compreender, mas está difícil. Então, vamos tentar por aqui mesmo.

1. Para que de fato serve tudo isso que vimos agora?
  2. Por que a equação y = a * x + b? Na verdade, eu compreendi que serve justamente para ver a reta durante a variação gráfica dos preços das maçãs no decorrer das datas. Mas por que ele utilizou os números 2 e 80 na expressão y = 2 * x + 80? Por que x = datas? Tipo, eu entendi que y é equivalente aos preços das maçãs e x corresponde ao mês. Contudo, como eu, como estudante, chegarei a essa conclusão?
  3. Não consegui entender muito menos a parte do Moscow - y em diante. Peço desculpas, como disse, não tem exatamente a ver com o instrutor, mas para mim não ficou claro.
  4. Eu entendi que temos que usar o power para elevar os números ao quadrado para ficarem positivos. Todavia, por que tem que ficar? Os números negativos tem uma influência direta com a reta?
  5. Após, ele soma e tira a raiz. Todavia, com que finalidade serve exatamente? Para mim não ficou nem um pouco claro isso com que finalidade o tal uso para a reta. Tudo fica mais confuso para mim quando na aula usa a expressão y = 0.52 * x + 80. De onde veio esse 0.52?
  6. Por que é importante o cálculo retornar um valor menor?
  7. O que seria o np.linalg.norm? Um resumo de todos os cálculos que fizemos anteriormente?

--

Desde já, peço desculpas para tantas perguntas.

3 respostas

Oi Stephanie, tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas dúvidas tão detalhadamente! Vou tentar explicar cada ponto da forma mais clara possível para ajudar você a entender melhor essa parte do curso. 1. Para que serve tudo isso que vimos agora? Essa parte do curso está mostrando como modelar dados usando uma equação de reta, para que a gente consiga entender tendências e fazer previsões, por exemplo, como os preços das maçãs mudam ao longo do tempo. 2. Por que a equação y = a \times x + b? Essa é a equação geral da reta, onde:

•	y representa o valor que queremos analisar (preço das maçãs),
•	x é a variável independente (no caso, o tempo, que pode ser o mês ou dia),
•	a é o coeficiente angular (indica a inclinação da reta, ou seja, como o preço muda conforme o tempo passa),
•	b é o coeficiente linear (ponto em que a reta cruza o eixo y, ou seja, o preço inicial).

O número 2 e 80 na expressão y = 2 \times x + 80 são só exemplos para mostrar como a reta se comporta com esses valores. Para chegar nesses valores você usaria métodos que ajustam a reta aos dados reais, como o método dos mínimos quadrados.

3.	Sobre a parte do Moscow - y em diante:

Realmente, essa parte pode ser mais técnica e confusa. Basicamente, é uma extensão do cálculo da reta, aplicando conceitos para ajustar os dados e entender melhor as variações. Se quiser, posso ajudar a explicar essa parte com calma, passo a passo. 4. Por que elevar ao quadrado com o power? Quando subtraímos valores, podemos ter números negativos, que podem “cancelar” outros números positivos na soma, prejudicando o cálculo da distância ou erro. Ao elevar ao quadrado, garantimos que todos os valores sejam positivos, pois queremos medir o “tamanho” da diferença, independentemente do sinal. 5. Por que somar e depois tirar a raiz? Isso é parte do cálculo da distância euclidiana (ou norma), que serve para medir o quão distante um ponto está da reta ajustada. A raiz quadrada traz o valor de volta à escala original, já que elevamos ao quadrado antes. 6. De onde veio o 0.52 na expressão y = 0.52 \times x + 80? Esse valor é o coeficiente angular ajustado pelos dados reais, resultado de um cálculo que tenta encontrar a melhor reta que “encaixa” os pontos observados. Não é um número arbitrário, mas sim calculado para representar a tendência dos dados. 7. Por que é importante que o cálculo retorne um valor menor? Valores menores indicam que a reta está ajustando melhor os dados — ou seja, as diferenças entre os valores reais e os valores previstos pela reta são menores, e o modelo é mais preciso. 8. O que é o np.linalg.norm? É uma função que calcula a “norma” ou “tamanho” de um vetor, que nesse contexto mede a distância total entre os pontos reais e os valores previstos pela reta. É um resumo matemático da soma das diferenças ao quadrado, tirando a raiz quadrada.

Fique tranquila para continuar perguntando! Seu questionamento é super válido e ajuda a entender melhor o conteúdo. Posso te ajudar a destrinchar mais cada parte, se quiser.

Abraço!

Muito obrigada pela atenção, Vitória. É aliviador para mim ler tudo isso e ter sua recepção. Agradeço muito mesmo! "Se quiser, posso ajudar a explicar essa parte com calma, passo a passo". Gostaria sim, se não for lhe incomodar - a não ser que você já tenha feito isso e eu não tenha entendido, hahaha, peço desculpas a confusão qualquer coisa.

Oi, Stephanie, Fico muito feliz em saber que te ajudou. Pode contar comigo, de verdade. Não é incômodo nenhum e muito pelo contrário, gosto bastante de ajudar a tornar esse conteúdo mais acessível.

Vamos com calma agora naquela parte que você mencionou: o trecho do “Moscow - y em diante”. Imagino que esteja se referindo ao cálculo da distância ou erro entre os valores reais e os valores previstos pela reta. Se não for isso, me avisa que ajusto.

Explicando passo a passo: 1. Primeiro, temos os valores reais dos preços das maçãs em cada mês. Vamos chamar isso de y_real. 2. Em seguida, usamos a equação da reta y = a * x + b para prever os preços com base no tempo (por exemplo, nos meses). Chamamos isso de y_previsto. 3. Depois, calculamos a diferença entre o valor real e o previsto: erro = y_real - y_previsto 4. Para evitar que valores negativos atrapalhem, elevamos essa diferença ao quadrado: erro² = (y_real - y_previsto)² 5. Somamos todos esses erros ao quadrado. Essa soma nos mostra o quanto a reta está errando no geral. Quanto menor, melhor. 6. Por fim, usamos np.linalg.norm() para tirar a raiz quadrada dessa soma. Isso nos dá uma medida final de “distância” entre os dados reais e a reta. Essa distância é o que queremos minimizar para que nossa reta represente bem os dados.

Em resumo: essa parte serve para avaliar o quanto a reta se ajusta aos dados. A função np.linalg.norm resume esse erro todo em um único número.

Se quiser, posso refazer esse passo a passo com números ou exemplos bem simples para ficar ainda mais claro. Só me dizer.

Se alguma parte ainda parecer confusa, fica à vontade para perguntar. Estou aqui para isso.