2
respostas

[Dúvida] Tensorflow ou Pytorch? Windows ou Linux?

Olá amigos, bom dia, tudo bem? Me chamo Pedro e sou estudante de Engenharia de Software e Licenciatura em Ciência da Computação, o meu foco de aprendizagem e estudo é Inteligência Artificial, e eu sempre entro em um dilema muito chato, Tensorflow ou Pytorch? Windows ou Linux? Na hora que vou criar modelos de IA, seja de machine learning ou deep learning, eu não gosto de usar o Scikit Learn, gosto de eu mesmo criar as redes neurais e ir modificando, o problema é que no caso do tensorflow, usando windows eu não consigo usar o CUDA nas versões mais recentes do Tensorflow, ai preciso trocar para o Pytorch, que é uma biblioteca muito boa, mas um pouco mais dificil de escrever o código, e as vezes eu gosto de usar o linux, e nele o CUDA ja funciona com as versões mais atuias do tensorflow, e acabo perdendo alguns projetos, nessas trocas de sistema operacional, gostaria de saber a opinião de vocês de qual o melhor "kit" digamos assim, já usei também o WSL 2 no windows para usar o tensorflow, mas ele deixa a internet muito lenta, e compromete a rede, que no meu caso utilizo WIFI, minha máquina é um Acer Nitro 5, RTX 3050, Intel core i5 12450h, 16gbm de ram, e 500gb de armazenamento. Agradeço a atenção de vocês meus amigos!

2 respostas

Oi Pedro,

Entendo perfeitamente seu dilema! 🤔

A escolha entre TensorFlow e PyTorch, e entre Windows e Linux, pode ser bem desafiadora, especialmente quando se busca o melhor desempenho para projetos de IA.

Vamos analisar alguns pontos:

• TensorFlow vs. PyTorch: Ambas são excelentes bibliotecas, mas com abordagens diferentes. O TensorFlow, em versões mais recentes, pode ter algumas dificuldades com CUDA no Windows, como você mencionou. Já o PyTorch, embora possa ter uma curva de aprendizado um pouco mais íngreme, oferece mais flexibilidade e é muito popular na comunidade de pesquisa.

• Windows vs. Linux: O Linux geralmente oferece melhor suporte para CUDA e drivers de GPU, o que pode ser crucial para o desempenho em deep learning. O WSL 2 é uma alternativa, mas como você mencionou, pode causar problemas de rede. 😜

Minha sugestão:

1. Considere o PyTorch: Se você está disposto a investir um pouco mais de tempo na curva de aprendizado, o PyTorch pode ser uma ótima escolha, especialmente se você gosta de criar suas próprias redes neurais.

2. Linux para Desenvolvimento: Se possível, tente usar o Linux como seu sistema operacional principal para desenvolvimento de IA.

Para saber mais: Documentação oficial do PyTorch. A documentação oficial do PyTorch é um ótimo recurso para aprender mais sobre a biblioteca e como usá-la em seus projetos.

Continue explorando e aprofundando seus conhecimentos! 💪

Olá, Luis, Muito obrigado pela sua opinião e análise!!