Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Tenho uma duvida sobre o @Override

Tenho uma duvida sobre o @Override ele é obrigatório de ficar em nosso código ou se por acaso deletar vai da bug no código?

segue exemplo a baixo de um pedaço do código visto nessa aula:

package byteBank.herdado;

public class Administrador extends Funcionario {

    @Override
    public double getBonificacao() {
        return 50;
    }

}
3 respostas
solução!

Olá Giuliano, tudo certo?

O uso do "@Override" é opcional, mas é uma boa prática de programação adicioná-lo sempre que você estiver sobrescrevendo um método de uma classe pai ou implementando um método de uma interface.

O objetivo do "@Override" é garantir que o método que você está sobrescrevendo ou implementando esteja realmente presente na superclasse ou interface, e que você não tenha cometido um erro de digitação no nome do método.

Se você não usar o "@Override" quando estiver sobrescrevendo um método, o código ainda irá compilar e executar normalmente. No entanto, se você usar o "@Override" quando o método não estiver realmente presente na superclasse ou interface, o código não irá compilar.

Boa noite Giuliano, tudo certo?

Remover o @Override não irá gerar nenhum bug em seu código, porem precisamos entender para que ele serve.

Quando queremos sobrescrever algum método precisamos copiar sua "assinatura", que é a sua declaração. Se voce errar uma letra o compilador Java irá achar que é um metodo diferente e nao ira sobrescrever só que tambem nao ira avisar que esta com erro, pare ele esta tudo normal.

Quando voce coloca o @Override antes do método que sera sobrescrito o compilador Java verifica se realmente existe esse método na superclasse, caso exista ele irá permitir a sobrescrita normalmente, caso voce tenha errado uma letra ele irá avisar e assim voe podera corrigir.

Desta forma o ideal é sempre utilizar @Override ao sobrescrever algum método, seja por segurança ou por auxiliar na leitura do codigo.

Abraço!

Obrigado Otávio Prado e Fernando Ribeira pelo esclarecimento.

Abraço.