Não sou encaminhado para o notebook do Colab e apenas me disponibiliza um arquivo de código.
Não sou encaminhado para o notebook do Colab e apenas me disponibiliza um arquivo de código.
Olá Guilherme, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
O notebook para acompanhar as aulas é disponibilizado para download na atividade Preparando o ambiente. Ao clicar no link para download, será baixado o notebook com o nome "aula0_projeto_spark.ipynb", onde após realizar o download, será necessário abrir o notebook no Google Colab.
Para isso, abra o Google Colab e clique em "Arquivo" no canto superior esquerdo e no menu de contexto que será aberto clique em "Abrir Notebook". Na janela que será aberta, clique na aba "Upload" e escolha o arquivo "aula0_projeto_spark.ipynb", como é evidenciado no gif a seguir:
Já o link para download dos dados da receita federal que será utilizado na aula, podem ser baixados utilizando os links disponibilizados dentro do próprio notebook na seção "Carregando Dados", como mostro abaixo:
Caso queira acessar a fonte original dessa base de dados, basta clicar neste link da receita federal e acessar a opção "recursos" - um detalhe importante é que essa página passou por atualizações, então, o layout não será exatamente igual ao apresentado na aula, mas, ressalto que todos os dados que você precisa para realizar o curso está linkado dentro do próprio notebook, na seção que foi descrita na imagem acima.
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!