Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Tempo de Incubação

Para o tempo de incubação, foi dito que não é procrastinação e sim necessidade, mas qual é o momento de voltar a trabalhar no assunto? só quando aparece alguma ideia? as vezes eu me encontro jogando para relaxar, é algo que eu faço muito, jogar, mas as vezes eu me sinto preso ao problema que eu não quero sair dele porque acho que irei esquecer, principalmente quando começo a jogar que é oque mais me relaxa, além disso, eu me sinto procrastinando ao jogar, como se não me importasse com o problema, oque acaba resultado em um menor tempo de relaxamento.

2 respostas
solução!

Olá, Bruno! Entendo suas preocupações e é muito normal sentir-se assim. O processo criativo pode ser um pouco confuso e, às vezes, pode parecer que estamos procrastinando quando, na verdade, estamos apenas dando um tempo para nossas ideias amadurecerem.

O tempo de incubação é uma parte essencial do processo criativo. É o período em que você se afasta conscientemente do problema e permite que seu subconsciente trabalhe nele. Durante esse tempo, atividades relaxantes, como jogar, podem ser muito benéficas. No entanto, é importante lembrar que o tempo de incubação não é um convite para esquecer completamente o problema. É mais uma pausa para permitir que novas conexões e ideias surjam.

Quanto ao momento de voltar a trabalhar no assunto, não há uma regra fixa. Pode ser quando você tem uma nova ideia ou quando sente que está pronto para revisitar o problema com uma mente fresca. O importante é não se forçar a voltar antes de estar pronto, pois isso pode interromper o processo criativo.

Se você se sente preso ao problema mesmo durante o seu tempo de relaxamento, pode ser útil estabelecer um limite de tempo para o seu tempo de incubação. Por exemplo, você pode decidir que vai se afastar do problema por um dia ou dois e depois voltará a ele, independentemente de ter ou não uma nova ideia. Isso pode ajudar a aliviar a sensação de estar preso.

O processo criativo é diferente para cada pessoa e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. O importante é encontrar o que funciona melhor para você.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Entendi, Irei trabalhar nisso então, muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software