1
resposta

[Dúvida] Tem diferença de salvar os dados dependendo do relacionamento ManytoOne ou ManytoMany?

Eu precisei utilizar @Transactional senão de nenhuma forma era salvo no banco de dados, então queria entender, porque no projeto do curso não foi necessário usar.

O meu projeto LiterAlura que eu precisei utilizar: https://github.com/giseletoledo/literalura/blob/master/src/main/java/com/alura/literalura/service/BookService.jav

1 resposta

Oii, Gisele!

A questão do uso da anotação @Transactional pode estar relacionada ao contexto específico de como o seu projeto tá configurado. No Spring, a anotação @Transactional é usada para gerenciar transações de banco de dados. Quando você realiza operações que modificam o estado do banco de dados (como salvar, atualizar ou deletar registros), essas operações geralmente precisam ser executadas dentro de uma transação para garantir a consistência dos dados.

No seu projeto, se você notou que os dados não são salvos sem @Transactional, isso pode indicar que as chamadas ao banco de dados precisam estar dentro de uma transação explícita para serem persistidas. Isso pode acontecer se, por exemplo, o método que realiza a operação de salvamento não está sendo chamado de um contexto transacional gerenciado pelo Spring.

Um abraço e bons estudos.