Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Tem como descobrir pelo figma exatamente quantos % a imagem deve ocupar na tela?

Boa noite, tenho uma dúvida que me preocupa um pouco. Percebi que é comum colocar o tamanho das imagens em porcentagem, mas nos cursos que eu assisti, as medidas das imagens utilizadas são encontradas meio que no olhômetro, pra ficar parecido com o que está no figma. Tipo, concordo que a medida que a professora utilizou, de 80%, está bastante parecida com o modelo do figma, mas como saber a medida exata? Poderia ser algo perto de 80, mas não exatamente isso, tipo 81%, 80.5%, enfim, diferenças que parecem não interferir muito, mas me deixou na dúvida se há um método pra achar essa porcentagem exata que a imagem deve ocupar. Outra dúvida também é se o mais comum é fazer isso mesmo, observar a imagem no figma e ficar testando no código até ficar parecido, ou se existem outras formas mais utilizadas para obter medidas mais exatas.

Essa tática de testar até ficar parecido foi utilizada para a imagem e para o distanciamento do título para o texto.

2 respostas
solução!

Olá, João! Como vai?

No Figma, você consegue ver as dimensões de um elemento em pixels, mas não diretamente em porcentagem.

No entanto, é possível fazer um cálculo para obter uma ideia da porcentagem que a imagem ocupa. Basta dividir a largura da imagem pela largura do layout do Figma e multiplicar por 100 para obter a porcentagem que a imagem ocupa no layout.

Sobre sua segunda dúvida, sim, é comum usar o "olhômetro" para ajustar o tamanho das imagens e outros elementos na página. Isso acontece porque, na prática, muitas vezes não é possível ou prático utilizar medidas exatas. Além disso, o que importa mais é se o design parece bom e funciona bem em diferentes tamanhos de tela, e não se as medidas são exatamente as mesmas que no design original.

Espero ter ajudado!

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Entendi, muito obrigado! :)