Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Duvida tecnica sobre front-end

olá, tenho um amigo que tem numa empresa de criaçao de sites, por curiosidade e interesse sempre ficava olhando e estilizando a codificaçao que o frontend dele fazia Agora que comecei o curso na alura, estou quase acabando o CSS e HTML2, estou notando algumas divergencias tecnicas, esse frontend faz basicamente tudo criando (div) com classes, queria saber qual a diferença entre usar div's e classes e fazer criando diversas tags que aparecem no curso do alura...?

por exemplo, acabei de estudar o modulo de formularios, fui olhar uma pagina de report do cara e não tinha nada (fieldset),(legend), era basicamente divs com classes e alguns campos pra preencher tinham no maximo: (input type="text" placeholder="digite aqui...")... mas tbm nao tinha nada de validaçao pra saber se o email tava certo, se a senha tinha mais de 6 digitos etc. como é feita a validação?

e os sites ficam bem feitos, ele é um bom frontend, tem anos de experiencia e um portfolio bem completo

2 respostas
solução!

Boa tarde, Luiz! Tudo bem, cara? =)

Existem diversas formas de escrever código HTML para gerar o conteúdo que desejamos na página. Se você procurar por um simples formulário na internet, você verá várias pessoas fazendo, cada uma de uma forma diferente.

A diferença entre escrever todo o código com <div> ou com <fieldset> e <legend>, por exemplo, é semântica. Quando você usa uma <div>, você está usando um elemento genérico, que pode se encaixar em qualquer lugar. Quando você usa um <legend>, por exemplo, o próprio navegador já sabe que aquilo é uma legenda, o que facilita, além da manutenção do código, em questões de SEO.

Com relação a validações, eu gosto de pensar que as validações devem ser feitas nas "três camadas", ou seja, Front-End, Back-End, e banco de dados. Mas como seria cada validação? Bom... Basicamente, quando o usuário vai preencher um campo de cadastro, deve um campo de e-mail, certo? Se você optar por usar as tags do HTML5, você tem um <input type="email">, que já verifica se campo possui um caractere arroba - @. =)

Além disso, depois que o usuário preencher, esses dados devem ir para o Back-End, para acessar o banco de dados e gravar... Aí entra mais um pouco de lógica. Se estiver mexendo com Java, por exemplo, você tem classes e anotações que fazem as mais diversas validações, desde valores em branco até padrões que devem ser seguidos.

Por fim, o próprio banco de dados tem algumas validações. Para não deixar um campo em branco no MySQL, por exemplo, podemos passar um NOT NULL para ele, dessa forma ele deixará de aceitar valores nulos, sacou? =)

Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida não deixe de postar por aqui! =)

Abraço e bons estudos,

Fábio

flavio, sua resposta foi a mais completa possivel, muito obrigado, tirou extamente as duvidas q tinha!